Governo do Estado vai garantir atendimento para os 200 alunos da instituição
O Centro Dom Bosco é uma instituição pública mantida pela Secretaria de Estado de Educação. O espaço foi criado em 1976 para oferecer atendimento às crianças com todo tipo de deficiência. Na última quarta-feira, 4, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, recebeu um grupo de mães que representam o centro. A reunião teve como objetivo reivindicar melhorias no sistema de saúde do órgão para as especialidades de neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia e psiquiatria.
Durante o encontro, a primeira-dama atentou para todas as reivindicações das mães dos alunos do centro, portadores de necessidades especiais, que necessitam de um acompanhamento médico específico. Marlúcia Cândida conversou por telefone com a secretária de Saúde, Suely Melo, que também ficou ciente de todas as questões acerca do centro e prometeu apoio à instituição.
A Secretaria de Saúde ficou responsável por garantir um médico neurologista que atenderá as quase 200 crianças que fazem parte do Centro Dom Bosco. A neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.
A partir de 1984, com a criação de outros centros especializados no atendimento a deficiência visual e auditiva, o Centro Dom Bosco passou a atender crianças, jovens e adultos com Necessidades Educacionais Especiais (deficiência mental e/ou múltipla). Atualmente desenvolve atividades educacionais complementares de acordo com o modelo da nova política da Educação Especial através do Atendimento Educacional Especializado, sendo mais um desafio e uma conquista na promoção e difusão da inclusão social das pessoas com deficiências.