Detran investe na formação e conscientização de um trânsito seguro entre crianças e adultos
Partindo do princípio de que a Educação para o Trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito, o Detran utiliza neste ano recursos mais atraentes para as crianças que visitam o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
Uma mini pista foi projetada, exclusivamente, para os futuros condutores. Placas de sinalização, faixa de pedestre, rotatória, semáforo com botoeira, linhas de divisão de fluxos (contínua e seccionada). Tudo analisado para simular o dia a dia no trânsito o mais próximo possível da realidade.
Educadores de trânsito orientam as crianças sobre como agir de maneira segura no trânsito. Elas aprendem o significado das cores do semáforo, das placas, como se comportar quando pedestres, além de sempre utilizar o capacete com viseira quando o meio de transporte for motocicleta.
Silvia de Melo Silva, mãe do Vinícius Gabriel de 4 anos, achou excelente a ideia de ensinar as crianças como funciona o trânsito na prática. "Tenho certeza que meu filho passou a entender melhor as regras de trânsito e vai ‘ficar de olho’ na minha conduta quando estiver dirigindo", destaca.
"É fundamental que a criança receba essas informações desde cedo. O aprendizado na infância faz com que ela cresça consciente dos seus direitos e deveres. O respeito às leis de trânsito deve ser trabalhado em situações reais", enfatiza o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.
Amigo da Hora
O projeto Amigo da hora foi lançado no ano passado na Expoacre para combater um dos principais males causadores de acidentes graves e fatais: a mistura de álcool e direção. Amigo da Hora é o condutor que concorda não ingerir álcool e se compromete a levar os demais para casa. O objetivo é reduzir o número de acidentes provocados por motoristas embriagados.
A campanha foi um verdadeiro sucesso e devido a boa aceitação, retornou este ano na feira, com uma performance inovadora.
"Amigo da hora, qualquer um pode ser. Amigo da hora somos eu e você!". Cantando esse refrão e batendo palmas, a equipe teatral "Transitando em Cena" do Detran, chama atenção por onde passa. Oito atores levam mensagens de paz no trânsito nos bares e restaurantes. Eles também caminham entre os visitantes conscientizando todos que estão ao redor.
Segundo pesquisas, o álcool reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas, como conduzir um veículo.
É importante lembrar que a Lei 11.705/2008 conhecida como "Lei Seca", estabeleceu alcoolemia 0 (zero) e impôs penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob a influência do álcool. O motorista que for flagrado dirigindo sob a influência de álcool comete uma infração gravíssima, o valor da multa é de R$ 957,70. O infrator tem o direito de dirigir suspenso, retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.