Há alguns dias o Sistema Nacional do Emprego (Sine) começou a realizar na Central de Serviço Público (OCA) o cadastro de pessoas que desejam ser inseridas no mercado de trabalho. O serviço de intermediação de mão de obra, que já era oferecido na matriz, no bairro Bosque, aumentou a demanda de atendimentos da instituição na OCA.
Só esta semana, centenas de candidatos procuraram vagas de emprego e algumas delas já foram encaminhadas às empresas disponíveis. O Sine readequou sua estrutura interna para realizar, além do cadastro, a pré-seleção e encaminhamento. Para isso, há três guichês de atendimento e uma psicóloga para avaliar os interessados.
De acordo com a coordenadora do Sine, Micaelly Furtado, o cruzamento de vagas é feito no momento em que o candidato faz ou atualiza o cadastro.
“O painel de vagas é rotativo: todos os dias é diferente. Então, quando a pessoa vem aqui com o currículo, a gente consulta o sistema e já verifica em que perfil empresarial ela pode se identificar”, explica.
A supervisora na central, Danúbia Araújo, completou: “Quando identificamos esse potencial candidato a alguma das vagas disponíveis naquele dia, encaminhamos para a psicóloga, que faz uma pré-seleção antes de enviá-lo ao empregador”.
A OCA funciona de segunda a sexta-feira, com a distribuição de senhas a partir das 8 horas e encerramento das atividades às 16 horas.