Cozinhas comunitárias dos bairros Eldorado e Palheiral entram em funcionamento

O governo do Estado, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), colocou em atividade duas cozinhas comunitárias nos bairros Eldorado e Palheiral. A cozinha comunitária do bairro Recanto dos Buritis também será entregue ao Instituto Restauração e entrará em funcionamento até o dia 15 de dezembro.

A construção dessas cozinhas, que contam com estrutura completa de equipamentos, iniciou em 2011. Elas foram entregues em 2016, porém, nunca funcionaram.

Após 3 anos sem atividade, a Cozinha Comunitária do bairro Eldorado está em funcionamento Fotos: Cedidas

Para que essas cozinhas pudessem ter utilização, foi necessário fazer uma mudança no plano de trabalho do convênio, junto ao Ministério da Cidadania. Inicialmente, a comunidade precisava vender a alimentação a preço popular, o que inviabilizava o projeto.

“Faltava capital de giro para comprar os insumos básicos para manter a cozinha em funcionamento. Nesse novo plano de trabalho, as entidades, além de comercializarem para a própria comunidade a preços justos, podem fornecer comida para o comércio, empresas e instituições públicas. Podem também trabalhar com doces, salgados, polpa de frutas, comidas congeladas, dentre outras opções, que possibilitam rentabilidade financeira e sustentabilidade do negócio”, destaca a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

As cozinhas dos bairros Eldorado e Palheiral já estão em funcionamento, mas serão oficialmente inauguradas no dia 29 de novembro.

“Graças a parcerias com a comunidade e entidades, como a COOPERMIX (Cooperativa dos Agricultores Familiares do Polo Geraldo Fleming de Rio Branco – Acre) e ONVVES (Organização Nacional de Valorização da Vida e Educação) essas cozinhas estão finalmente entrando em atividade e beneficiando muitas famílias”, declarou a secretária.

Representantes da ONVVES e Instituto Restauração estiveram reunidos com a secretária Eliane e equipe técnica da Seet Fotos: Cedidas

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest