O governo do Estado, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), colocou em atividade duas cozinhas comunitárias nos bairros Eldorado e Palheiral. A cozinha comunitária do bairro Recanto dos Buritis também será entregue ao Instituto Restauração e entrará em funcionamento até o dia 15 de dezembro.
A construção dessas cozinhas, que contam com estrutura completa de equipamentos, iniciou em 2011. Elas foram entregues em 2016, porém, nunca funcionaram.
Para que essas cozinhas pudessem ter utilização, foi necessário fazer uma mudança no plano de trabalho do convênio, junto ao Ministério da Cidadania. Inicialmente, a comunidade precisava vender a alimentação a preço popular, o que inviabilizava o projeto.
“Faltava capital de giro para comprar os insumos básicos para manter a cozinha em funcionamento. Nesse novo plano de trabalho, as entidades, além de comercializarem para a própria comunidade a preços justos, podem fornecer comida para o comércio, empresas e instituições públicas. Podem também trabalhar com doces, salgados, polpa de frutas, comidas congeladas, dentre outras opções, que possibilitam rentabilidade financeira e sustentabilidade do negócio”, destaca a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.
As cozinhas dos bairros Eldorado e Palheiral já estão em funcionamento, mas serão oficialmente inauguradas no dia 29 de novembro.
“Graças a parcerias com a comunidade e entidades, como a COOPERMIX (Cooperativa dos Agricultores Familiares do Polo Geraldo Fleming de Rio Branco – Acre) e ONVVES (Organização Nacional de Valorização da Vida e Educação) essas cozinhas estão finalmente entrando em atividade e beneficiando muitas famílias”, declarou a secretária.