A cozinha comunitária de Porto Acre irá beneficiar diretamente as mulheres do Polo Agroflorestal Hélio Pimenta. As famílias que moram no local sobrevivem da agricultura familiar, que desenvolvem as atividades de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. A obra está em fase final e é resultado da parceria do governo federal com o governo do Estado, por meio de convênio da Secretaria de Pequenos Negócios com o BNDES, no valor de R$ 256 mil.
“No polo nós trabalhamos com frutas, mas não tínhamos estrutura para vender as polpas, como de banana, goiaba, açaí e cupuaçu, frutas típicas cultivadas aqui. Com a cozinha comunitária poderemos fazer nossas polpas e também vamos fazer doces. Nosso sonho é levar nosso produto às prateleiras do supermercado. Temos certeza de que nossa renda vai multiplicar”, afirma Hélida Guimarães.
Nesse pequeno negócio, as beneficiadas recebem, além da estrutura, a capacitação no curso de preparador de doces e conservas, via Pronatec e Instituto Dom Moacyr, e equipamentos como despolpadeira e empacotadeira, que viabilizam o desenvolvimento da atividade.
Mais quatro cozinhas comunitárias estão sendo construídas em Rio Branco, nos bairros Palheiral, Santa Inês e Chico Mendes e na Casa de Recuperação Caminho de Luz.