Análise

Covid-19: Acre tem média de dois casos por dia, com maioria originária de SP

Situação, neste domingo no Acre, é de 168 casos suspeitos, dos quais 90,5% foram descartados, o que equivale a 152 testes; onze casos são confirmados

Até a noite deste sábado, 21, dos onze casos confirmados de contágio por Covid-19 registrados no Acre, cinco tiveram como origem a cidade de São Paulo, num encontro de jovens arquitetos numa feira de revestimentos para construção, entre os dias 10 e 13 de março último, na capital paulista.

Pacientes na UPA do Segundo Distrito aguardam para ser atendidas com o teste para coronavírus; casos devem aumentar nos próximos dias Foto: Odair Leal/Secom

A informação dos casos positivos é do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a do evento de negócios, dos próprios infectados.

O levantamento do DVS mostra que outros dois pacientes, ambos profissionais de Saúde, contraíram o vírus em Florianópolis (SC). Já a advogada que pegou o vírus em Fortaleza (CE) foi a primeira a desencadear a transmissão por coronavírus em nível local. A partir da advogada, outros dois profissionais de Direito também foram contaminados em Rio Branco.

Profissionais da UPA do Segundo Distrito passaram por capacitação para que a unidade se tornasse referência no atendimento para testes de coronavírus Foto: Odair Leal/Secom

“Os dados nos mostram que, embora o governo federal tenha declarado situação de transmissão comunitária, não temos até este sábado, 21, nenhuma contaminação nessa categoria, mas sim, duas transmissões locais”, explica Glória Nascimento, chefe do DVS.

As transmissões locais mencionadas por ela não podem ser consideradas comunitárias porque os dois advogados infectados sabem que pegaram da colega. A categoria de contágio comunitário, ou sustentado, ocorre quando o paciente não sabe de quem contraiu o vírus.

Pacientes da UPA do Segundo Distrito aguardam ser atendidos na recepção; local é referência para a população fazer o teste para coronavírus Foto: Odair Leal/Secom

O paciente mais idoso é um homem de 81 anos, presidente de uma agropecuária extrativista que teria pego a Covid-19 de um grupo de italianos que esteve recentemente no Acre.

As notificações no estado começaram a acontecer no dia 2 deste mês, seguindo até o dia 15 de março com uma média de duas notificações por dia. “Após a confirmação dos primeiros casos, elas aumentaram significativamente”, ressalta Glória Nascimento.

Moradora de Rio Branco circula pela cidade usando máscara e luvas; recomendação das autoridades em Saúde é permanecer em casa para evitar o contágio Foto: Odair Leal/Secom

Neste domingo, 22, a situação epidemiológica da Covid-19, pela manhã no Acre, é de 168 casos suspeitos, dos quais 90,5% foram descartados, o que dão 152 testes. Neste momento, 11 casos foram confirmados, representando apenas 6,5% do total e 5, o equivalente a 3% do total, seguem aguardando resultado de exame laboratorial. (Veja a tabela abaixo).

Os casos positivos estão evoluindo sem complicações com indicação de isolamento domiciliar por 14 dias para tratamento e recuperação. Todos os confirmados seguem também aguardando o resultado da contraprova, que será realizada pelo Instituto Evandro Chagas.

 

*Dados parciais sujeitos à revisão/alteração.

Entenda os casos confirmados, de acordo com o boletim

Zeladora da UPA do Segundo Distrito mantém tudo limpo para receber pacientes para teste; Acre tem 11 infectados pela Covid-19 Foto: Odair Leal/Secom

Todos os casos confirmados são de pessoas residentes no município de Rio Branco, sendo 8 deles com antecedentes de que estiveram fora do estado nos últimos 14 dias.

Quanto ao sexo, 4 casos são do sexo feminino com idades de 26, 28, 37 e 50 anos; e 7 do sexo masculino com idades de 25, 29, 29, 30, 37, 45 e 81 anos (Veja a tabela abaixo).

Por que os números do MS são diferentes dos apresentados pela Sesacre

O Acre tem uma ‘carta na manga’ quando o assunto é avaliação de casos de Covid-19 na região. Trata-se do Centro de Infectologia Charles Mérieux, implantado em 2016, a princípio, para estudar e desenvolver tratamentos a pessoas acometidas por hepatites virais no estado.

Vista aérea do Centro de Infectologia Charles Mérieux, que funciona na Fundação Hospitalar do Estado do Acre; estado pode ser considerado privilegiado por poder ter resultados quase que imediatos feitos nos laboratórios Foto: Centro Mérieux

O laboratório francês, que no Brasil só existe no Acre e na Bahia, tem um instituto também em Pequim, na China e sua sede em Lyon, na França, todos interconectados para oferecer o estado-da-arte em exames para doenças infecto-contagiosas.

Essa condição privilegiada em relação a muitos estados permite que o Acre saiba diariamente dos diagnósticos de Covid-19 do Mérieux, já que as amostras são enviadas ao Mérieux todos os dias.

Técnicas do Centro de Infectologia Charles Mérieux em rotina de trabalho; elas são fundamentais para o sucesso dos diagnósticos de Covid-19 Foto: Centro Mérieux

Isso justifica o fato de Rondônia, por exemplo, não ter registrado ainda nenhum caso confirmado da doença, já que todos os testes feitos até agora no estado vizinho foram enviados diretamente para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, instituição para a qual o Acre também envia as suas contraprovas, com um prazo de mais de dez dias para retorno.

Parte das dependências do Centro de Infectologia Charles Mérieux; Instituição realiza exames para coronavírus no Acre Foto: Centro Mérieux

Essa condição impacta, inclusive, na contabilidade dos casos no mapa do Ministério da Saúde. Por isso, é preciso esclarecer que muitas vezes vai existir uma diferença entre os números apresentados pelo Ministério da Saúde e os números do estado.

“Isso acontece por causa do processo de avaliação que é dinâmico e ao horário diário de fechamento de dados”, explica Tania Bonfim, técnica responsável pela Área de Influenza e Covid-19 da Sesacre.