Covid-19: Acre recebe 3 mil doses para a vacinação de crianças com comorbidade

O governo do Estado recebeu nesta quinta-feira, 10, três mil doses da vacina Pfizer baby, contra a covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que, nesse primeiro momento, os imunizantes sejam aplicados apenas em crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidade.

Os imunizantes serão aplicados em crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidade. Foto: Odair Leal/Secom

Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina da empresa farmacêutica Pfizer sem restrições. No Acre, a previsão é que a vacinação tenha início a partir de 20 de novembro, tendo em vista que os profissionais que aplicarão as doses passarão por uma capacitação, a partir desta sexta-feira, 11.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, por tratar-se de um público restrito, a vacinação será realizada pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Os imunizantes serão disponibilizados para as unidades básicas dos 22 municípios, mas serão supervisionados pelas unidades do Crie em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

“A importância de iniciar a vacinação pelo público prioritário é justamente pela condição de saúde. Crianças e adultos com comorbidade requerem um cuidado especial, pois quando se deparam com uma doença como a covid-19 não possuem a mesma defesa de um paciente sem comorbidade. A vacina ainda é o principal recurso para o fortalecimento imunológico da população”, informou.

Doses disponíveis

Atualmente, as unidades básicas de Saúde (UBS) referenciadas para a vacinação contra covid-19 no estado disponibilizam até a 4ª dose do imunizante para pessoas acima de 40 anos e profissionais da saúde. A 3ª dose é liberada para pessoas acima de 18 anos e a 2ª dose para crianças acima de 5 anos. Recentemente, crianças a partir de 3 anos tiveram a liberação para tomar a 1ª dose da vacina contra a doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter