Corumbiara na 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Documentário, vencedor do Kikito de Melhor Filme Brasileiro em longa-metragem relata o massacre de índios isolados em Rondônia

corumbiara_-_catalogo.jpg

Filme Corumbiara será exibido nesta quinta-feira, às 20 horas, na Filmoteca Pública (Foto: divulgação)

Vencedor do Kikito de Melhor Filme Brasileiro em longa-metragem no 37º Festival de Gramado, o documentário Corumbiara, com a direção de Vincet Carelli, que relata o massacre de índios isolados em Rondônia, em 1985, será exibido na 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em sessão nesta quinta-feira (22), às 20 horas, na Filmoteca Acreana. Os antropólogos Terri Aquino e  Marcelo Piedrafita e o indigenista José Carlos Meireles são os convidados para o debate após a exibição.

Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário de um massacre de índios isolado, possivelmente provocado por fazendeiros de gado da região que não desejavam que suas terras fossem demarcadas pela FUNAI e impedidas de serem exploradas comercialmente.

Rodado em um período de 20 anos, Vicent Carelli e o indigenista Marcelo Santos descobrem supostos sobreviventes do massacre após uma jornada pela mata.  A história, que registra muitas lacunas, vai revelando aos poucos os inequívocos sinais da continuidade dos crimes contra os povos indígenas, num processo de selvagem apropriação da terra na Amazônia.

O longa demorou tanto tempo para ser finalizado porque o desejo do diretor era chegar a um final em que os culpados fossem punidos. Mas a falta de provas concretas e a impunidade da justiça brasileira adiaram cada vez mais essa esperança.

Durante as investigações, houve várias tentativas frustradas de se encontrar os membros remanescentes dessa tribo destruída. E, mesmo após o contato, a comunicação foi dificultada, pois a língua falada por eles estava extinta.

A 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil e da Sociedade Amigos da Cinemateca, e do Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e Fundação Elias Mansour.

{xtypo_rounded2}SERVIÇO

O que: Corumbiana na 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Onde: Filmoteca Acreana – Biblioteca Pública – Avenida Getúlio Vargas – Centro
Quando: quinta-feira (22), 20 horas. Entrada franca.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter