Correspondência cultural

Professora de inglês promove leitura e escrita do idioma a partir de interação de alunos com jovem australiano

dsc_0055.jpg

dsc_0017.jpg

Professora Alessandra e os alunos do sétimo ano da Escola Adalberto Sena. Aluna Alessandra da Silva descobriu uma nova cultura a partir do projeto (Fotos: Val Fernandes/FEM)

Uma lição de inglês foi o primeiro passo dado para a execução de um projeto idealizado pela professora Alessandra Pinheiro com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e a escrita em língua estrangeira. Com os alunos do sétimo ano da Escola Adalberto Sena, localizada no conjunto Tucumã, ela desenvolve o projeto Looking for a penpal (Procurando um correspondente). A aproximação entre os estudantes e um jovem australiano oferece a oportunidade de ampliar o vocabulário e o conhecimento a partir da interação entre as diferentes culturas.

"Lembrei que minha filha tinha uma amiga que estava morando na Austrália. Entramos em contato por uma rede social, deixamos recados e logo veio a proposta de mandar uma carta. Ela e o namorado (australiano) responderam em inglês, enviaram presentes que foram sorteados entre os alunos", conta a professora, que percebeu entre os alunos um interesse maior pela disciplina. "O aprendizado de uma língua estrangeira é importante meio de acesso a outras culturas. Esta não foi uma mudança drástica, nem repentina, mas a atividade faz com que se sintam valorizados com o carinho que receberam." A visita do casal aconteceu na última quarta-feira, 14, quando os alunos puderam praticar um pouco do inglês que aprendem no dia-a-dia.

Com a experiência, Breno Silva, 12, diz que gosta da disciplina e que antes nunca tinha ouvido falar na Austrália. Agora conhece os símbolos nacionais e aumentou o vocabulário no idioma. Alessandra da Silva, 11, ganhou uma das lembrancinhas sorteadas entre os alunos e conta que o inglês levou para ela a oportunidade de saber mais sobre lugares diferentes. Premiada por ter tirado nota máxima na prova de inglês, Kerolayne Rodrigues ganhou o maior prêmio – um calendário com fotos dos principais pontos turísticos da Austrália. "Senti muita vontade de conhecer esse lugar", diz, apontando para a imagem do Sydney Opera House, um dos símbolos daquele país.

dsc_0028.jpg

Kerolayne Rodrigues tirou 10 em inglês e ganhou um calendário com os principais pontos turísticos da Austrália (Foto: Val Fernandes/FEM)

Outros projetos – A professora Alessandra desenvolve projetos para incentivar a leitura e escrita em língua inglesa e em português há muitos anos. No Colégio Meta criou o projeto Literatura Solidária, que consistia na doação de livros lidos pelos alunos a estudantes da escola pública na qual ela trabalhava. Em andamento ainda está o projeto High School Musical, no Colégio Estadual Armando Nogueira, que estimula o aprendizado do inglês a partir de canções. Um show preparado pelos estudantes está previsto para ser realizado até 5 de novembro. "Percebi que muitos alunos tocavam instrumentos. Tive a ideia de usar músicas nas aulas e a preparação desse show. Eles estão bastante empolgados", conta a professora.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter