fortalecimento

Corpo de Bombeiros recebe novos equipamentos de combate a incêndios urbanos e florestais

Com investimento de R$ 377,5 mil, oriundos de recursos próprios e do Banco Mundial, o governo do Estado fez a entrega de diversos equipamentos para fortalecer o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) nas ações de combate aos incêndios urbanos e florestais. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira, 18, no Comando-Geral da instituição, em Rio Branco.

Investimento de R$ 377,5 mil na entrega de diversos equipamentos para fortalecer o Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Entre os equipamentos estão tanques-reboque com capacidade para mil litros d’água; abafadores; luvas de segurança; máscaras com filtro; mochilas camelbak; óculos de proteção; uniformes de aproximação; sopradores; material de salvamento e televisores.

“A chegada desses materiais deixa o Corpo de Bombeiros em melhores condições para fazer os serviços de prevenção junto às comunidades e, principalmente, no período em que os incêndios florestais se intensificam”, destacou o coronel Carlos Batista, comandante-geral do CBMAC.

Parte dos equipamentos foi doada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), por meio do Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioambiental do Acre (Proser).

“Estamos nos antecipando ao período mais crítico das queimadas”, destacou Israel Milani. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Estamos nos antecipando ao período mais crítico das queimadas, entre os meses de julho e setembro, para fazer frente aos ilícitos ambientais e às queimadas urbanas. Nos próximos meses, mais investimentos como esse serão concretizados para fortalecer não só o Corpo de Bombeiros, mas também as demais instituições que fazem parte do sistema de Meio Ambiente”, explicou Israel Milani, titular da Semapi.

O evento contou ainda com a participação do secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Maurício Pinheiro; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes; e do deputado federal Alan Rick, entre outras autoridades.