Ação faz parte das comemorações da Semana Nacional dos Bombeiros
A Semana Nacional dos Bombeiros, que ocorreu entre 27 de junho e 2 deste mês, teve uma série de atividades em Cruzeiro do Sul envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Vale do Juruá (4º BEP/CIF), especialmente com palestras educativas de cunho preventivo em várias escolas com o tema "acidentes domésticos". Também foi feita a simulação de acidente automobilístico no centro da cidade. A simulação causou impacto – um caminhão tanque, transportando líquidos inflamáveis, chocou-se com um ônibus lotado de passageiros no centro da cidade. A simulação envolveu várias vítimas, além do transporte de produtos perigosos, o que causou, inicialmente, surpresa e depois atenção aos procedimentos.
Segundo o comandante do 4º BEP/CIF e também coordenador municipal de Defesa Civil, major Moisés Antônio Silva, as palestras tinham como objetivo prevenir acidentes com crianças em casa, principalmente na cozinha; prevenção de acidentes na piscina, poços, rios e igarapés e ainda prevenção a incêndio e choque elétrico.
O simulado visava interação entre o CBM e os demais órgãos responsáveis pelo atendimento em ocorrências envolvendo produtos perigosos, treinamento dos integrantes dos órgãos de segurança e saúde para atender ocorrências de grandes proporções e, ainda, auferir o tempo resposta compreendido entre a solicitação e o atendimento às vítimas. A população ficou sabendo da importância de não tumultuar o ambiente em casos assim, quando é recomendável manter uma distância segura do local de acidente.
Após a simulação da colisão, a ocorrência deu entrada no Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), telefone 193. Logo, o Ciosp acionou o Corpo de Bombeiros e demais órgãos ligados a esse tipo de ocorrência. O helicóptero do governo do Estado também participou da simulação.
A operação envolveu a participação de cerca de 150 pessoas. Os seguintes órgãos participaram da ação: Ciosp, CBMAC, PMAC, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Exército Brasileiro, Curso de Enfermagem da Ufac, Ciretran, Petrobras, Imac, empresas de transporte Pimpão, Basul e Semec. Para o comandante, major Moisés, “somente com treinamento e aprimoramento contínuo seremos capazes de atender incidentes de grandes proporções”.
Bombeiros mirins
Os Bombeiros Mirins também participaram das atividades da Semana dos Bombeiros. Atualmente, 91 crianças cruzeirenses participam dessa ação. Divididos em duas turmas (manhã e tarde), os bombeiros mirins têm atividades envolvendo educação física, futebol e piscina e participam de aulas, onde recebem noções básicas de combate a incêndios e primeiros socorros, entre outros. As atividades escolares também são acompanhadas pelos instrutores.
Segundo o major Moisés, o projeto de atividades com os bombeiros mirins começou em Cruzeiro do Sul no ano passado. Neste ano, o projeto foi levado também para Tarauacá, Sena Madureira e Brasileia, e no segundo semestre ele vai ser executado também em Rio Branco.