Aperfeiçoamento

Corpo de Bombeiros qualifica seus profissionais em salvamento em altura

A ideia é aperfeiçoar as técnicas de salvamento em altura, dando mais segurança e agilidade durante resgates (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Teve início na última quarta-feira, 27, o Curso de Salvamento em Altura (CSALT). A atividade conta com a participação de 32 alunos, integrantes de todas as unidades operacionais do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), além de representantes da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Com duração de 30 dias, a capacitação apresenta uma carga horária de mais de 400 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, levando o participante a ter raciocínio rápido, força física e segurança ao resgatar a vítima em situações de risco em altura.

De acordo com o coordenador do CSALT, o segundo-tenente Daniel Vera, é importante qualificar os militares, pois a cidade está passando por um processo de urbanização, com várias construções em edifícios.

“Este curso tem o objetivo de capacitar nossos militares a trabalharem em alturas elevadas, tendo em vista que eles passam por um aprendizado na formação de soldados, mas não se habilitam totalmente a trabalhar em locais com alturas elevadas. Então, a ideia do Comando é qualificar o profissional para atender as demandas da sociedade”, ressaltou Vera.

Para o soldado do CBMAC e participante do qualificação Sansui Ferreira, a expectativa é de aperfeiçoar as técnicas de salvamento em altura, proporcionando mais segurança e agilidade durante o salvamento em lugares confinados, prédios e todo tipo de pontos elevados ou poços, entre outros locais que exijam resgate dessa natureza.