O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) realizou, nesta quarta-feira, 11, uma cerimônia de homenagem aos militares que atuam no Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência), mais especificamente nos Departamentos de Proteção Social e Engenharia. A cerimônia foi marcada pela entrega da medalha de Amigo do Bombeiro, que foi conferida ao presidente do Acreprevidência, Francisco Assis.
A medalha foi concedida em reconhecimento ao papel fundamental de Assis na criação do Departamento de Militares do Acreprevidência. Esse departamento, estabelecido pela Lei Complementar n° 391/2021, é pioneiro na implementação dos direitos previdenciários para os militares no Acre e tem servido como modelo para outros estados brasileiros.
Durante a cerimônia, o tenente-coronel Nixon de Souza, chefe do Departamento de Proteção Social dos Militares do Acreprevidência, destacou os avanços significativos proporcionados pelo novo sistema de proteção social.
“A criação do Sistema de Proteção Social é uma demonstração de reconhecimento e valorização dos militares. Entre os vários pontos positivos, podemos elencar a integralidade dos proventos, a paridade entre ativos e inativos, pensões com valores iguais aos recebidos pelo titular, quando vivo, manutenção das garantias, como a gratificação de atividade e o grau hierárquico superior”, explicou o tenente-coronel Souza.
A medalha de Amigo do Bombeiro é uma honraria concedida pela corporação a pessoas e instituições que se destacam por prestarem serviços relevantes ao CBMAC ou por contribuírem de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e atividades da corporação.
A cerimônia de homenagem não apenas ressaltou a importância do trabalho dos militares do Acreprevidência, mas também reforçou a colaboração entre as instituições envolvidas na proteção e valorização dos servidores públicos militares do Estado.