O Corpo de Bombeiros do Acre apresentou, nesta quinta-feira, 3, o painel “Atuação do CBMAC nas atividades de prevenção e combate às queimadas”. A atividade foi realizada no estande Caminhos para a Sustentabilidade, espaço da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) na Expoacre, em Rio Branco.
Na palestra, o primeiro-tenente José Nonato de Queiroz Filho explicou como é feito o combate às queimadas e falou sobre as consequências da ação, como o prejuízo à saúde de pessoas e animais, estragos no meio ambiente, perigos relacionados à rede elétrica, falta de visibilidade no trânsito, destruição do patrimônio público e impactos na economia, entre outros. “O Corpo de Bombeiros está atuando em parceria com a Semapi nesse enfrentamento”, destacou.
A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, abordou a importância da integração com os órgãos do Sistema de Segurança e demais instituições.
“Tivemos resultados positivos nestes primeiros sete meses, com redução de 67% nos alertas de desmatamento, em comparação com o ano passado, e de 58% em relação aos focos de queimadas no mês de julho, comparado ao mesmo mês do ano passado. Isso é uma resposta ao nosso trabalho de união de forças”, disse.