Coronel da Polícia Militar do Acre assume diretoria da Força Nacional de Segurança Pública

O policial militar da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), coronel José Américo de Souza Gaia, assumiu nesta quinta-feira, 24 de março, a diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). A cerimônia de posse aconteceu no Batalhão Escola e Pronto Emprego (Bepe), na cidade satélite do Gama, no Distrito Federal (DF).

O novo diretor foi empossado nesta quinta-feira, em Brasília. Foto: cedida

“Assumir o comando da FNSP trata-se de concretizar um projeto iniciado em 2004, o qual passamos a fazer parte. Desde então, na qualidade de instrutor, difundindo técnicas, procedimentos, doutrinas e, posteriormente, no comando de operações, estou sempre buscando agregar conhecimento para gerar qualidade nas atividades policiais, no contexto direto com a segurança pública”, destaca o novo diretor.

O comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes da Silva, relembra o período em que trabalharam juntos na Companhia de Operações Especiais (COE) e na Diretoria de Ensino, e reforça a qualificação do oficial para o cargo. “Com certeza será um grande reforço para a segurança pública no país. Desejo boa sorte na sua nova função”, diz o comandante.

Ainda segundo o novo diretor, comandar a FNSP é estar em prontidão e sempre atender aos chamados e necessidades do estado. “Estar a frente da Força Nacional é estar imbuído de uma grande responsabilidade, em fazer cumprir as demandas de estado, apoiar o combate a todos os tipos de ações delituosas, assim como as ações humanitárias, quer sejam no cenário nacional  ou internacional, demandas atribuídas à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, finaliza.

Desde 2004 coronel Gaia contribui com a Força Nacional de Segurança Pública. Foto: cedida

O militar do Acre colabora com a Força Nacional desde 2004 e foi o primeiro militar do estado a fazer parte do comando da unidade que atua nas questões de segurança em todo o país. Antes de assumir a direção, ocupava o cargo de coordenador-geral de Planejamento e Operações da Força Nacional.

Currículo Profissional

Nascido em 2 de janeiro de 1965, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é filho de Geízo Ciríaco Gaia (in memoriam) e Elza Auxiliadora de Souza Gaia. Coronel Américo Gaia é casado com a senhora Carolina Lima Bezerra Gaia, e o casal tem quatro filhos: Beatriz, formada em Fisioterapia; José Lucas, acadêmico de Medicina Veterinária; Gabriela, acadêmica de Medicina; Letícia, de quatro anos, e Neto Gael, de seis meses.

Américo Gaia ingressou nas fileiras da PMAC em janeiro de 1994. É formado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal do Acre, e bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Ceará; especialista em Administração Policial, pela Universidade Federal do Paraná; mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal da Paraíba; e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de São Paulo.

O oficial ingressou na PMAC em 1994, onde comandou diversas unidades operacionais. Foto: cedida

Durante sua vida militar no Acre, comandou as companhias de Rádio Patrulha e de Guarda Penitenciária, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o 4º e 9º batalhões da Polícia Militar, foi chefe da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), também esteve à frente do Comando de Policiamento Operacional (CPO II – Fronteira), foi Coordenador de Integração Operacional do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp) e subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado do Acre.

Cursos Operacionais

O oficial da PMAC possui diversos cursos na área de segurança pública, todos de elevado nível profissional. Entre eles, os cursos de Mergulho Livre e Autônomo, Paraquedismo, Salvamento em Altura (CSALT), Estatística e Análise Criminal, Operações Especiais (Caveira), Proteção VIP, Tiro Tático Israelense e de Operações na Selva (Guerra na Selva).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter