Coronavírus: depois de vários apelos, acreano começa a deixar as ruas e a isolar-se em casa

Carros de som dos Bombeiros, expediente corrido e massificação, na imprensa e nas redes sociais, vão gradativamente surtindo o efeito necessário para que a Covid-19 não se espalhe entre a população

Quase ninguém circulou pelas ruas de Rio Branco no início da tarde desta segunda-feira, 23, depois de um domingo em que os supermercados estiveram lotados de pessoas. Esses estabelecimentos não têm restrição para funcionamento em tempo de pandemia de coronavírus, mas uma nova recomendação da Vigilância Sanitária Estadual solicita que as pessoas não levem toda a família às compras.

Solitário, homem contempla a avenida Epaminondas Jácome praticamente deserta em plena segunda-feira, em Rio Branco, após recomendação de que as pessoas devem ficar em casa para evitar contaminação por coronavírus Foto: Odair Leal/Secom

No primeiro dia útil da semana, locais como o centro da cidade, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Brasil, estavam praticamente desertos às 14h20, e seguiu assim por toda a tarde.

Os inúmeros apelos para que as pessoas fiquem em casa, promovidos por meio de notas do governo em grupos de WhatsApp, nas redes sociais e nos sites de notícias, já receberam o apoio fundamental do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Acre, com um serviço de som aconselhando as pessoas a retornarem para casa e a manterem-se em isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus.

Revoada de pombos na Praça do Relógio, no centro de Rio Branco; cidade ficou deserta nesta segunda-feira, depois de as pessoas seguirem recomendação de se recolher Foto: Odair Leal/Secom

“Gradativamente, a gente vê que os apelos estão surtindo o efeito desejado entre a população”, comemora a secretária-adjunta de Estado de Saúde do Acre, Paula Mariano. “É assim mesmo que poderemos vencer essa batalha: nos isolando para que o vírus não se propague entre as pessoas”, completa a secretária, que é também é médica.

Mulher conversa com motorista em esquina de rua no bairro Bosque; cidade ficou praticamente deserta, na tarde desta segunda-feira Foto: Odair Leal/Secom

A maior preocupação é com a possibilidade de contaminação de pessoas por Covid-19 na faixa de risco, idosos e portadores de problemas crônicos relacionados às vias respiratórias.

Cruzamento da Avenida Brasil com a Getúlio Vargas, nesta segunda-feira; pessoas estão começando a acatar recomendação para irem para casa e se protegerem da pandemia de coronavírus Foto: Odair Leal/Secom

No dia 20 de março, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, assinou Decreto nº 5.496, que estabeleceu novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública por conta da Covid-19.

Entre elas, o artigo 5º prevê que o funcionalismo público tenha o expediente administrativo em horário corrido, por meio de rodízio de servidores em dias alternados, das 7h às 13 horas, para que os servidores fiquem menos tempo fora de casa, quando não for possível o trabalho remoto. Estão também dispensados de irem às suas repartições os servidores com idade de 60 anos ou mais.

Lojas de Rio Branco de portas fechadas na segunda-feira, após a recomendação de quarentena por conta da pandemia de coronavírus Foto: Odair Leal/Secom

Nesta segunda-feira, 24, boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre sobre o coronavírus revelou que o estado segue com 17 casos confirmados de contágio por coronavírus, pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 14 deles estão sendo analisados pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA) como contraprovas. Três já deram resultado de contraprova positivo.

No Acre até o momento 230 casos foram considerados suspeitos, tendo sido 211 (91,7%) casos descartados, e apenas 2 (0,9%) seguem em análise pelo Mérieux.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter