Coordenadores de ensino médio da rede estadual participam de mentoria para retomada da aprendizagem

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promove nesta sexta, 1º, a primeira mentoria pedagógica de 2022, com foco nos resultados da Avaliação Diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática, que foi aplicada no início do ano letivo aos alunos de ensino médio da rede estadual. A mentoria é dirigida aos coordenadores pedagógicos e de ensino das escolas de Rio Branco.

A atividade transcorre no auditório da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira. Foto: Mardilson Gomes

A ação, desenvolvida no auditório da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira, na capital, reúne cerca de 30 profissionais, Integra os Ciclos Formativos do Departamento de Educação Básica e compõe o Programa de Recomposição das Aprendizagens, do governo federal, que flexibiliza o currículo e tem foco não só nos conteúdos, mas nas habilidades dos alunos. 

O assessor pedagógico Bartô Galeno, que ministra a atividade, explica que inicialmente os coordenadores recapitularam os resultados das avaliações externas, como por exemplo a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), fazendo um paralelo com a que foi aplicada em cada unidade da rede. 

Assessor pedagógico Bartô Galeno. Foto: Mardilson Gomes

Essa análise vai permitir que cada coordenador, junto aos professores, elabore o plano de ação pedagógica que melhor se adequa à realidade da sua escola. “Eles farão o uso dos resultados frente ao nosso currículo”, explica. 

O coordenador de Ensino da Escola João Batista Aguiar, Wilson Guimarães, conta que a capacitação é uma oportunidade de os educadores debaterem sobre a retomada da aprendizagem dos alunos após os dois anos de isolamento por conta da pandemia da covid-19. 

Coordenador de ensino Wilson Guimarães. Foto: Mardilson Gomes

Guimarães argumenta que, mesmo com todos os esforços que foram feitos, as aulas remotas não se mostraram tão eficazes quanto a vivência escolar: “Os alunos precisam da escola para socializar, dos professores para aprender e, com essa formação, estamos retomando aquele ritmo de aprendizagem que tínhamos na escola”. 

A chefe da Divisão de Ensino Médio, Danielly Matos, informa que as mentorias, formações e os acompanhamentos junto às equipes das escolas representam um trabalho contínuo dentro da SEE e que todo o planejamento, com os temas e datas das próximas atividades, já está definido. 

“Este é um ano importante e de grandes desafios para o ensino médio do Acre, porque, além da retomada de aprendizagem, estamos em ano de implementação do Novo Ensino Médio”, ressalta Danielly. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter