Cooperativa de mulheres realiza capacitação para desenvolver o empreendedorismo

Curso faz parte de ações do Plano do Governo do Estado para avançar no desenvolvimento de pequenos negócios

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr e da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), oferece curso de Formação Inicial e Continuada em Organização de Eventos para 20 mulheres da Coopereventos, pioneira em seu ramo no Estado.

O curso faz parte de uma das ações do Plano de Governo, que visa avançar na estratégia do desenvolvimento sustentável com foco na industrialização e na utilização de cadeias produtivas, fomentando o empreendedorismo e os pequenos negócios, visando às perspectivas do Desenvolvimento Sustentável do Acre.

O curso tem como objetivo elevar a base de competências dos membros da Coopereventos por meio do curso de Formação Inicial e Continuada em Organização de Eventos, de forma a qualificá-las para o exercício desse ramo de atividade, com ênfase no empreendedorismo, sustentabilidade e gestão do terceiro setor.

O curso visa ainda planejar, organizar e avaliar eventos, conhecer e aplicar técnicas de organização de eventos de modo a alcançar sucesso, identificar os diferentes tipos de eventos e suas classificações, compreender as diferentes fases do processo de organização, e elaborar e apresentar roteiros de cerimoniais e protocolos de vários tipos de eventos.

O currículo contempla aspectos essenciais para o exercício profissional desse tipo de atividade, como turismo, sustentabilidade, empreendedorismo e gestão do terceiro setor, aliados às competências específicas do trabalho, como procedimentos de cerimonial e protocolo, planejamento, organização e avaliação de eventos. Vale ressaltar que o referido curso é  uma atividade que se encontra em crescimento constante em todo o mundo, tornando-se uma importante fonte econômica.

Organização de eventos nas instituições

Entre as diversas atividades que contribuem na divulgação e consolidação da imagem institucional e comercial de uma empresa, encontra-se a organização de eventos, uma atividade em plena expansão. Num ambiente global em que as mudanças são rápidas e significativas no aspecto socioeconômico e tecnológico, a consolidação de mercados competitivos e seletivos já deixou de ser tendência e se transformou em realidade, provocando a expansão das atividades voltadas ao setor de eventos.

“Estamos hoje com 20 educandas. Temos jornalista, vendedora, cientista social, professora, ou seja, contemplamos os mais variados públicos. São mulheres que lutam todos os dias. Esse não é o primeiro curso que elas estão fazendo pela cooperativa – já fizeram cooperativismo, empreendedorismo e agora o de eventos.

A articulação para a realização desse curso veio do gabinete do governador. Por sua vez, o Instituto Dom Moacyr, por meio da Escola da Floresta, está facilitando esse processo”, declarou Gitana Araújo, mediadora da Escola da Floresta. 

“O curso está sendo muito proveitoso. A iniciativa surge como uma grande oportunidade para nos inserir no mercado de trabalho. São muitas técnicas de organização de eventos que estamos vendo. Passamos a observar como estão sendo a organização e o cerimonial dos mais variados eventos. Temos a oportunidade de poder conhecer novas pessoas, fortalecer uma rede de contatos, estabelecer interação com o grupo. Além desse curso, temos a expectativa de participarmos de novos cursos. É uma excelente oportunidade de qualificação profissional”, afirmou Erivan Freires Pereira, educanda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter