Meta é garantir atendimento sem que pacientes precisem sair de suas casas e da companhia da família
Está em andamento no Hospital do Juruá a ação de um convênio entre o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria da Saúde, e a Universidade de Campinas (Unicamp) para atendimento na área de otorrinolaringologia, especialmente de pacientes necessitados de cirurgia de ouvido. Na segunda-feira foram iniciadas as consultas ambulatoriais e nesta terça-feira, 12, já foram realizadas as primeiras quatro cirurgias, duas delas identificadas na segunda-feira e outras duas que já estavam agendadas anteriormente por outra equipe e já com os exames prontos. O médico otorrinolaringologista da Unicamp, Artur Castilho, é o responsável pelos procedimentos médicos.
Castilho contou que em princípio o atendimento visa especialmente tratar as infecções crônicas de ouvido. "Num segundo momento vamos avaliar se existem outros tipos de cirurgia na área de otorrinolaringologia para serem feitas, cirurgias de nariz e de boca também". Embora ressalvasse que está iniciando o trabalho, Castilho disse que não viu nada diferente em Cruzeiro do Sul e que a ocorrência de doenças no ouvido está na mesma média que o restante do país. "As mesmas patologias, talvez com a diferença de que esta é uma região quente e úmida o que favorece as infecções de ouvido".
Para o médico é importante tratar logo as infecções de ouvido porque elas podem progredir. Como o ouvido está muito próximo do cérebro, a infecção pode evoluir para um abscesso, que é formação de infecções crônicas em regiões críticas. Castilho voltará mensalmente ao Juruá para seguir o atendimento pelo convênio que vai durar um ano.
Prioridade é atender junto à família
A assistente de Apoio do Departamento Médico Hospitalar da Secretaria de Saúde, Ediná Monteiro contou que a meta do Governo do Estado é trazer equipes médicas para fazerem atendimentos específicos na região, em princípio a demando do TFD e em seguida os que forem aparecendo. "A prioridade é a vida do paciente e o atendimento no seu meio familiar. Já está comprovado que a recuperação de um paciente se dá melhor junto à família".
Ediná conta que há dois anos iniciou a vinda de equipes de fora para atuar no estado e agora o convênio com a Unicamp vai durar um ano. Ela prevê que as ações desse tipo devem continuar quando o novo governador assumir em janeiro. Segundo disse, o governador eleito, Tião Viana, enquanto senador, sempre ajudou o governador Binho nas articulações visando o atendimento de especialistas no Estado.
A dona de casa Valderliz Melo Pereira trouxe a filha Ingrid e conseguiu agendar a cirurgia de ouvido. Ela conta que há muito tempo a filha vinha tendo acompanhamento médico e já estava aguardando viajar para Rio Branco para fazer a cirurgia. Ficou muito satisfeita por ter conseguido marcar a cirurgia no Hospital do Juruá.
"Desde os três anos de idade a menina tem a infecção. Não tinha feito porque não tinha como fazer a cirurgia aqui. Ela tava na esperança de viajar para fazer em Rio Branco, mas eu achei bem melhor fazer aqui porque eu não estou podendo ir para lá. Aqui a gente está perto da família e tem apoio".