A Controladoria-Geral do Acre (CGE) e a Controladoria-Geral da União (CGU) firmaram na manhã desta quinta-feira, 22, um termo de cooperação técnica para simplificar o processo de adesão das ouvidorias setoriais dos órgãos estaduais à plataforma Fala.br, sistema de ouvidorias do governo federal, proporcionando aos cidadãos acreanos uma ferramenta eficiente para fazer denúncias, sugestões e pedidos de informação diretamente aos órgãos públicos.
Com a iniciativa, espera-se que um número cada vez maior de órgãos públicos do Poder Executivo se conectem à plataforma, ampliando o alcance do Fala.br e garantindo um canal de comunicação mais direto e eficaz entre a população e a administração pública, facilitando o controle social, fortalecendo a rede de ouvidorias e promovendo a transparência na gestão pública estadual.
A controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira, afirma que o desenvolvimento de um sistema estadual de ouvidorias está em andamento. Entretanto, enquanto o projeto não é concluído, os órgãos estaduais são orientados a aderir ao Fala.br.
“Este é um passo importante para a gestão pública e o controle social. A pedido do governador Gladson Cameli, estamos em busca de ferramentas que aprimorem a transparência e a eficiência na administração pública, garantindo que os cidadãos tenham acesso facilitado para expressar suas demandas e acompanhar as ações do governo. A adesão ao Fala.br é uma medida provisória, mas estratégica, para assegurar que o diálogo entre a população e o governo continue aberto e eficaz enquanto o sistema estadual de ouvidorias é desenvolvido”, explicou a gestora.
Para a ouvidora-geral do Estado, Márcia Cristina Portela, “a simplificação do processo de adesão facilitará o acesso dos órgãos, evidenciando o compromisso do governo do Estado, por meio da CGE, com a transparência e o controle social”.
O superintendente da CGU/AC, Osmar Nilo de Jesus, afirma que a parceria firmada representa um avanço significativo para potencialização das ações de ouvidoria no Estado. “A CGU/AC continuará a apoiar a adesão dos órgãos públicos ao sistema Fala.BR, fornecendo todo o suporte necessário às unidades para que possam se conectar à plataforma de forma simples, rápida e com baixo investimento financeiro. Estamos certos de que essa colaboração entre CGE e CGU/AC trará benefícios concretos para o Acre”, disse.
Para aderir ao Fala.br, o órgão deve atender aos requisitos disponíveis na própria plataforma, preencher o termo de adesão e encaminhar os documentos necessários à Controladoria-Geral do Estado para concluir o processo.