Controladoria do Estado recebe visita de técnicos de Rondônia

 

Equipe de Rondônia veio buscar subsídios sobre o Siga. O Acre é o quarto estado brasileiro a implantar esta ferramenta (Assessoria CGE)

Equipe de Rondônia veio buscar subsídios sobre o Siga. O Acre é o quarto Estado brasileiro a implantar essa ferramenta (Assessoria CGE)

A Controladoria Geral do Acre (CGE) recebeu, esta semana, técnicos do Estado de Rondônia interessados em conhecer a experiência acreana no aprimoramento do controle interno, nas ações bem sucedidas de combate à corrupção, na avaliação das ações governamentais e nas melhores práticas e tecnologias empregadas nos trabalhos de auditoria e fiscalização.

 

O Acre tem apresentado grandes avanços quanto ao controle dos atos e decisões da administração, o qual hoje permeia toda a estrutura gerencial do governo e torna-se referência para melhoria das práticas administrativas dos órgãos e entidades da administração estadual.

A principal ferramenta tecnológica utilizada atualmente para esse fim pela CGE é o Siga (Sistema Integrado de Gerenciamento de Auditoria), que é online, demanda metade do tempo exigido anteriormente, oferece mais informações e maior transparência. O Acre é o quarto Estado da federação a implantá-lo – depois de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A partir de junho estará completamente implementado.

O controlador geral do Estado, Edson Manchini, explica que o Siga facilita, por exemplo, a identificação de um erro de condução ou desvio na gestão de recursos públicos. “Com ele, podemos avaliar com precisão se o recurso público foi gasto conforme o fim que lhe foi destinado a partir da construção de uma política pública”, declarou.

Sadraque Shockness de Souza, diretor administrativo-financeiro da CGE/RO, conta que a Controladoria de Rondônia persegue essa ferramenta desde abril de 2011. “Viemos buscar subsídios aqui no Acre para implantá-la em nosso estado. Aí poderemos realmente fazer o papel da auditoria”, disse. O encontro entre os representantes das controladorias abre um caminho para a troca de informações e experiências entre os órgãos.

{xtypo_rounded2}

O que é Controladoria?

A Controladoria Geral do Estado (CGE) é o órgão central de controle do Poder Executivo, responsável pelas atividades de prevenção, orientação, auditoria e fiscalização da gestão pública.

A CGE cria condições para que o governo atue em consonância com os princípios da administração pública. Fomenta, além do controle contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional na gestão, a transparência, a prevenção e o combate à corrupção.

É o órgão responsável pela certificação de que, por exemplo, a merenda escolar esteja chegando ao seu destino, isto é, às crianças. Ou de que o medicamento chegue ao paciente.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter