Controladoria da União e Secretaria de Educação do Acre firmam parceria

(Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Parceria leva novidades para as escolas públicas (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

É preciso haver educação para a cidadania. E para aprimorar essa meta, a unidade regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Acre apresentou proposta de parceria para o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). A ideia é desenvolver um projeto-piloto em escolas da rede pública no ano letivo de 2016.

O chefe da Controladoria Regional da União do Acre, Luis Eduardo Santiago, afirma: “Apresentamos dois projetos que a CGU desenvolve, que são relacionados ao estímulo da educação cidadã. Queremos fortalecer essa ação com a parceria da SEE”.

Assim, serão oferecidos capacitação de professores, trabalho educativo com alunos e material didático, sem ônus para o Estado.

O primeiro projeto denomina-se “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania!”, e é resultado da parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Maurício de Souza.

O objetivo é incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens.

Material didático e formação para professores também estão previstos na parceria (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Material didático e formação para professores também estão previstos na parceria (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“Essa proposta se soma ao trabalho desenvolvido pela Educação, indo além do conhecimento formal e auxiliando na construção de valores e comportamentos”, afirma o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão.

O projeto vai auxiliar ainda na missão de trabalhar o tema transversal “política, politicagem e conscientização contra a corrupção”, que faz parte do currículo escolar de ensino fundamental e médio, definido pela lei nº 3.095/2015.

Foram selecionadas sete escolas estaduais e duas municipais, que possuem alto grau de vulnerabilidade, no entanto, alto rendimento.

Outra atividade será o Concurso de Desenho e Redação, que oferecerá prêmios aos melhores trabalhos, contemplando estudantes e professores responsáveis pela orientação da obra.

Há ainda a categoria “Escola-Cidadã”, pela qual são premiadas as três melhores estratégias promovidas para debater o tema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter