O prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 (Pessoa Física) é 29 de abril. Até lá, os interessados em ajudar crianças e adolescentes podem destinar parte do imposto retido para o Fundo da Criança e do Adolescente.
Qualquer contribuinte pode doar até 3% do imposto devido, valor que já deveria ser pago à Receita Federal, mas que, ao se optar por destinar ao fundo, o recurso fica no estado e ajuda centenas de crianças e adolescentes.
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/AC) lançou, no início do mês de março, uma campanha para incentivar e informar como fazer a dedução dos valores e destiná-los a projetos sociais das entidades acreanas.
O lançamento contou com a presença da vice-governadora Nazareth Araújo, da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, e dos representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Justiça e Direitos Humanos.
“Precisamos do apoio de todos para fazer valer os direitos humanos de crianças e adolescentes do nosso estado. Esses direitos precisam estar consolidados, e esta é uma maneira de ajudar”, destacou a secretária-adjunta de Estado de Desenvolvimento Social, Regina Lino.
O gerente-geral do setor público do Banco do Brasil, Márcio Carioca, falou da importância de destinar ao fundo: “O bom de tudo isso é que os recursos serão investidos nas principais necessidades das crianças acreanas. Ações como essas ajudam a consolidar as políticas públicas voltadas para esse público”.
Como doar
– Optar pelo preenchimento da declaração no modelo completo
– Após o término do preenchimento, clicar em “Resumo da Declaração” > “Cálculo do Imposto” e informar quanto será o seu Imposto Devido. Atenção: você pode destinar até 3% desse valor
– No link “Resumo da Declaração” > “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e logo depois em “Novo”
– Escolha pelo Fundo Estadual para fazer a destinação do seu imposto
– Insira o estado UF (Acre)
– Fique atento ao item “Valor disponível para doação” para saber qual é a quantia máxima da sua destinação. O valor é calculado pelo sistema de maneira automática
– Opte pelo valor da sua destinação
– Clique (na barra lateral) em “imprimir”
– No item “Doações Diretamente na Declaração – ECA” você poderá imprimir ou salvar a DARF (boleto) em seu computador. O contribuinte tem até o dia 29/04/2016 para efetuar o pagamento da DARF