Contratação de novos profissionais eleva qualidade da saúde no Acre

Compromisso com os servidores sempre foi uma das prioridades na gestão do governador Tião Viana. Prova disso é o pagamento em dia e a abertura de concursos públicos para a garantia da qualidade dos serviços ofertados.

Somente na Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), entre 2013 e 2018, foram contratados por meio de processos seletivos mais de 2,2 mil servidores para atuarem nas unidades de saúde do estado.

Os concursos realizados nos anos de 2013 e 2014 garantiram a contratação de servidores nas áreas de citologia, enfermagem, hemoterapia, laboratório, nutrição e dietética, órtese e prótese ortopédica, prótese dentária, radiologia, saúde bucal e segurança do trabalho, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, físico médico, fonoaudiólogo, psicólogo, químico, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fisioterapeuta e nutricionista.

Para quem passou em um concurso e tomou posse, a sensação é de estabilidade e poder planejar a vida em família.

Exemplo é a auxiliar administrativa Raimunda Nascimento, que foi convocada para assumir o cargo em 2017, passando a trabalhar na sede da Sesacre. Ela conta sobre as mudanças em sua vida após começar no novo trabalho e os benefícios de ser concursada.

“O benefício de ser concursada é poder contar com aquele dinheiro todo mês, fazer planos para o futuro sem pensar em desemprego e poder fazer planejamento familiar dos recursos que ganho sem ter medo do futuro, de ficar desempregada, como acontece muito no setor privado”, destaca Raimunda.

Mais médicos e enfermeiros

Certamente na saúde todos os profissionais desempenham funções de extrema importância. Isso se aplica desde o servidor que trabalha na limpeza de uma unidade, ao que conduz uma ambulância e até aquele profissional que é responsável por um transplante, que é uma cirurgia das mais complexas.

Mas, logicamente, a contratação de mais profissionais responsáveis pela assistência direta aos pacientes representa um ganho na qualidade de atendimento nas unidades de saúde.

Contratação de novos profissionais representa melhoria na qualidade dos serviços (Foto: Júnior Aguiar/Arquivo Sesacre)

Dos concursos realizados em 2013 e 2014, o governo contratou 180 médicos de mais de 20 especialidades. Já a soma de enfermeiros empossados por meio de concurso público chega a 412 profissionais.

A contratação de novos servidores na saúde não representa apenas melhoria na qualidade do serviço. É importante também para a economia do estado. Veja o exemplo. Os salários pagos apenas aos 2.206 servidores contratados por meio dos concursos realizados em 2013 e 2014 representa uma despesa mensal de 9,7 milhões de reais aos cofres públicos do Acre.

A Sesacre lota servidores, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Huerb, Hospital da Criança, Hospital do Câncer, Fundação Hospitalar, Policlínica do Tucumã, Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), Maternidade Barbara Heliodora (MBH) e as demais unidades espalhadas pelo interior do estado.

“É inegável o investimento na melhoria da qualidade da nossa saúde em todos os setores. Mas, sem dúvida, que um dos que mais condiciona qualidade ao atendimento nas nossas unidades é a contratação de novos profissionais. Fico feliz de estar tendo a oportunidade de fecharmos uma gestão que contratou mais de dois mil profissionais por meio de concurso público”, destaca Rui Arruda, secretário de Estado de Saúde.

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