novas medidas

Contran suspende prazo para conclusão de processo para 1ª CNH

A pandemia da Covid-19 alterou diversos procedimentos relacionados ao trânsito por conta das orientações de isolamento social para evitar aglomerações nos postos de atendimento dos departamentos de trânsito em todo o país.

Na tarde desta quinta-feira, 22, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou mais uma mudança. A partir de agora estão suspensos os prazos para conclusão de processo para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Contran suspendeu prazo para motoristas que foram tirar a 1ª CNH Foto: Ascom Detran/AC

O prazo já havia sido alterado por conta da pandemia. Em março deste ano, o tempo de conclusão do processo, que era de 12 meses, passou para 18 meses. Agora, o Contran decidiu suspender o prazo por tempo indeterminado.

Além disso, o Contran também prorrogou os prazos previstos na Resolução 789/20, que adia em um ano o tempo para utilização dos veículos de aprendizagem. As medidas visam minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus.

“O Contran, mais uma vez, se mostrou sensível às dificuldades dos candidatos à habilitação, dos instrutores e dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), por conta das medidas de isolamento social que ainda perduram no país. Trouxemos maior segurança jurídica para todos os envolvidos neste processo de formação”, afirma o presidente do Contran, Frederico Carneiro.

Prazo já tinha passado de um ano para 18 meses e agora foi suspenso pelo Contran Foto: Ascom Detran/AC.