Contramedidas: curso de defesa pessoal ofertado pelo Ministério da Justiça reúne profissionais de segurança pública

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, conduziu, na manhã desta terça-feira, 21, no auditório da  Biblioteca Pública do Estado, em Rio Branco, a abertura do curso Contramedidas, destinado à capacitação de 25 profissionais da Segurança Pública em técnicas de defesa pessoal, imobilização e combate corpo a corpo, que permite aos policiais a aplicação do uso diferenciado da força contra potenciais ameaças.

Secretário da Sejusp, Paulo Cézar Rocha dos Santos, conduziu a abertura do curso Contramedidas Foto: Dhárcules Pinheiro

A atividade, que é chancelada pelo Ministério da Justiça (MJ), em parceria com o governo do Estado, com carga de 40 horas, terá prosseguimento durante os próximos quatro dias, no Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Para a aula inaugural, compuseram o dispositivo de honra, além do titular da Sejusp, o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Paulo César Gomes da Silva; o delegado Pedro Paulo Buzolin, representando a Polícia Civil do Acre; o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Arlenilson Cunha, e o instrutor-chefe do curso, capitão (PMRN) Gustavo Henrique Costa.

A atividade, que é chancelada pelo Ministério da Justiça (MJ), em parceria com o governo do Estado, terá carga de 40 horas Foto: Dhárcules Pinheiro

Em seu pronunciamento, o secretário Paulo Cézar destacou a importância da capacitação profissional para melhor servir à sociedade. “Esse treinamento é de extrema relevância para os operadores de segurança pública que atuam em situações extremas, partindo da premissa de que para defender os outros é necessário, como lição primeira, defender a si mesmo”, pontuou.

O coordenador-geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, saudou os alunos por meio de videoconferência, diretamente de Brasília. Do evento, também participaram o secretário adjunto da Sejusp, Maurício Pinheiro, o coordenador e o subcoordenador do curso, tenente-coronel Assis Martins dos Santos e o policial penal Kiuly Daniel da Silva Sá, respectivamente, além o coordenador do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública(Cieps), coronel Dalzeny Silva de França.

O curso é destinado à capacitação de 25 profissionais da Segurança Pública em técnicas de defesa pessoal, imobilização e combate corpo a corpo Foto: Dhárcules Pinheiro

O curso vai atender operadores das Polícias Militar, Civil e Penal do Acre, além de profissionais dos estados parceiros, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá.

Sejusp inova com capacitações

Além do Curso de Operação Integrada (COI), que já atingiu mais de 600 profissionais do Sistema Integrado de Segurança Pública, desde o seu lançamento em 2019, a Sejusp traz inovações no seu planejamento de capacitações para o biênio 2021-2022.

Entre as novidades destacam-se os cursos de Técnico Explosivista, Atirador Policial de Precisão, Negociador, Operações Fluviais, Policiamento de Fronteira e Operações Especiais. Para outubro, já está confirmado o 1º Curso de Multiplicador Institucional de APH de Combate, com oferta de 40 vagas.

Segundo o coordenador de capacitações da Sejusp, TC PM Assis Martins dos Santos, a programação também abrange órgãos parceiros, como Ministério Público e Poder Judiciário, incluindo integrantes das forças policiais de âmbito estadual e federal de outros estados.

Para o mês de dezembro, como encerramento das atividades de 2021, está em planejamento o Seminário “A Realidade do Confronto Armado e os Efeitos Balísticos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter