“Contos da Terra dos Mil Povos” estreia no Teatro Plácido de Castro

Com a atriz Priscila Camargo, o espetáculo traz como fio condutor o ser humano e o seu deslumbramento diante da natureza

contos_da_terra.jpgGanhador do Prêmio Myriam Muniz de melhor montagem, o espetáculo ‘Contos da Terra dos Mil Povos’ estreia em Rio Branco, no Teatro Plácido de Castro, nesta sexta-feira, 12, às 21 horas. As apresentações também acontecem no sábado, 13, às 21 horas, e no domingo, 14, às 20 horas. O projeto teatral conta com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour. Com Priscila Camargo, o espetáculo traz como fio condutor o ser humano e o seu deslumbramento diante da natureza.

Em ‘Grandes Mistérios’, nas Histórias de Sabedoria Indígena, Portuguesa e Africana, é mostrado como essas culturas exerceram influências nos quatro cantos do Brasil. Através das lendas, mitos e histórias antigas, o espetáculo mergulha no campo do sagrado, propondo uma celebração com rituais, canções e conhecimentos ancestrais. Um resgate do ato de contar histórias, sagrado para as culturas orais e para os ‘contadores de histórias’.

A atriz é acompanhada pelos músicos Marcelo Daguerre e Anderson Vilmar, que juntos apresentam, além das histórias, canções indígenas originais em Guarani, canções sagradas africanas, a música Chegança, do cantor, compositor e também ‘contador de histórias’ Antonio Nóbrega, em parceria com Wilson Freire, além de outras canções populares, como um fado português.

Por seu viés educativo, no resgate das nossas raízes culturais, através do encantamento, o espetáculo é dirigido ao público jovem e adulto, bem como crianças a partir de nove anos.

O cenário propõe uma interação com o público. Atravessando pela ‘porta de uma oca’, público e artistas interagem proporcionando um espírito de comunhão como um ato ritualístico, onde são passados os conhecimentos dos povos originários no seu profundo respeito à natureza e aos grandes mistérios.

Maksen Luiz, crítico de arte elogia o sexto trabalho de Priscila Camargo como contadora de história. “Priscila percorre o fabulário dos índios brasileiros, com citações ao imaginário africano e referências ao populário português. São fábulas exemplares sobre a criação do mundo, o humano das divindades, a invenção do desconhecido. A atriz, que ainda assina a pesquisa, a adaptação e a direção, encadeia os contos com música, revestindo-os de suaves apelos à preservação da natureza, a conexões espirituais e à participação da platéia”.

Para Priscila ‘Contos da Terra dos Mil Povos’ celebra a poesia e a sabedoria dos antigos conhecimentos, perpetuados pelos ancestrais dos nossos povos originários. “O espetáculo reverencia com respeito e agradecimento profundo esses povos. É um resgate a beleza dessa grande mistura chamada Brasil”, define a artista.

{xtypo_rounded2}Onde? Teatro Plácido de Castro – Avenida Getúlio Vargas, 2703 – Bosque
Quando? dias 12 e 13 de agosto (sexta e sábado) – às 21 horas e dia 14 de agosto (domingo) – às 20 horas
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter