Consultores técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), de Brasília, estiveram reunidos na quarta-feira, 19, no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco, com coordenadores e gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para discutir o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
“A presença do Conass traz para gente uma ajuda significativa em relação à orientação dos nossos projetos, pois aderimos a vários deles no Ministério da Saúde. Ouvi-los falar como essa experiência acontece nos outros estados é importante, para que a gente possa avançar”, declarou a secretária adjunta assistencial de Saúde, Ana Cristina Moraes.
O Proadi-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde (MS). Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo governo federal.
O coordenador de desenvolvimento institucional do Conass, Renê dos Santos, destacou a importância dessa abordagem com os estados. “Nosso objetivo é trazer o conjunto de propostas que apresentamos no Proadi-SUS. Esses projetos que conversam entre si vão trabalhar, justamente, os aspectos de gestão, de fortalecimento da regulação e em muitos casos, inclusive, melhorar o acesso da população com a telemedicina, por exemplo”, explicou.
Para a representante da superintendência do MS no Acre, Keila Maziero, a ocasião foi propicia para conhecer os projetos do Proadi-SUS. “Compreender a importância de cada um, como se alinham e como isso pode contribuir com a gestão é muito importante. Principalmente de forma tripartite, se a gente trabalhar Estado, Município e União, haverá uma gestão mais fluida”, disse.