Artesãos de quatro municípios do Acre estão desde segunda-feira, 22, recebendo os consultores em criação de artesanato Cristiana Barreto e Renato Imbroisi, para avaliar a relação entre a identidade cultural presente no bordado produzido na região. A vinda desses profissionais partiu depois que a primeira-dama, Marlúcia Cândida, viu possibilidades no intercâmbio de conhecimento entre os artesãos acreanos e design inovador.
Em Rio Branco, primeiro município visitado, os designers tiveram na manhã do dia 22 encontros com quatro mulheres bordadeiras na Casa do Artesão, ligadas à Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa). À tarde, conversaram com as que fazem parte da Cooperativa Mulher Arte de Vencer (Coopermav).
“Nessa reunião percebemos que falta uma identidade nossa no bordado que é feito aqui, por isso tem pouca saída. Mas já marcamos a segunda reunião com os consultores para decidir sobre as capacitações de aperfeiçoamento do nosso trabalho”, afirmou Cesarina Pereira, vice-presidente da Coesa.
Nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, houver encontros nos dias 23 e 24 com artesãos ligados às cooperativas locais. Cristiana e Renato ainda puderam conhecer os espaços onde são confeccionadas as peças.
As informações obtidas nessas visitas servem de diagnóstico para o projeto intermediado pelo governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), de incremento à atividade artesanal, agregando elementos da cultura acreana às criações.
Atendendo à solicitação feita na primeira reunião, os consultores têm novo encontro com as bordadeiras das cooperativas de Rio Branco nesta quinta-feira, 25, às 16 horas, na Casa do Artesão.