Construção de poços abastecerá Segundo Distrito e Cidade do Povo

Aquífero abastecerá Cidade do Povo e bairros do entorno (Foto: Pedro Devani/Secom)
Aquífero abastecerá Cidade do Povo e bairros do entorno (Foto: Pedro Devani/Secom)

Foi dada ordem de serviço para construção de 17 poços para fazer retirada de água de aquífero, que está sob o solo do Segundo Distrito de Rio Branco. A água extraída abastecerá, inicialmente, a Cidade do Povo e bairros do entorno.

Segundo Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), todo o processo legal, incluindo licenças e licitações, foi finalizado.

“Estamos com o contrato pronto e a empresa já está transportando os equipamentos para começar, em breve, a perfuração dos poços”, anuncia.

O aquífero Rio Branco tem cerca de 120 quilômetros quadrados e ocupa grande parte do Segundo Distrito. Estudos feitos por geólogos, em parceria com colaboradores do Depasa e Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), indicam que o aquífero tem capacidade de abastecer uma cidade com até 800 mil habitantes, desde que o produto seja manejado corretamente.

Edvaldo ressalta que essas primeiras perfurações, que acontecerão nas proximidades da Rodoviária Internacional de Rio Branco, são parte da fase inicial do projeto. Contudo, novos estudos de viabilidade e vasão serão realizados para ampliar a capacidade de oferta em um futuro próximo.

“A utilização do aquífero irá aliviar o Rio Acre e gerar menos custos aos cofres do Estado, já que é uma água cristalina. Isso deve reduzir os custos de distribuição, tendo em vista que o único tratamento necessário será a adição de cloro”, explicou Magalhães.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter