Convênio garantiu a compra dos carros. Todos os municípios do Acre serão contemplados
Quinze conselhos tutelares dos municípios do Alto e Baixo Acre e Vale do Purus receberam hoje veículos novos, com motor 1.4, direção hidráulica e ar-condicionado. Os carros foram entregues na manhã desta sexta-feira pelo governador Tião Viana aos prefeitos. A ação é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Afonso (PV).
“Eu tenho visto que os conselhos têm tido problemas de estrutura e isso prejudica a atuação, o atendimento às crianças e adolescentes em todo o Brasil e aqui não é diferente. Por isso essa preocupação em equipar os conselhos tutelares em todos os municípios porque eles desenvolvem um papel importante dentro da sociedade”, disse o deputado federal Henrique Afonso, autor da emenda parlamentar que garantiu a compra dos veículos.
Segundo o secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, a emenda foi absorvida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e houve contrapartida do Governo do Estado para a compra dos veículos.
“As prefeituras também fazem parte do convênio e se comprometeram a dar manutenção nos veículos, disponibilizar motorista e garantir o uso exclusivo dos conselhos tutelares”, explicou Mourão.
A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos já havia iniciado um processo de fortalecimento dos conselhos tutelares, quando todos foram equipados com escritórios modelo, incluindo mobiliário e computador. O secretário adjunto, Henrique Corinto, informou que o Governo está se esforçando para garantir mais três veículos, além dos 22 para os municípios. “Serão contemplados também a associação dos conselhos tutelares, a divisão de Crianças e Adolescentes da Sejudh e o segundo conselho de Rio Branco, que foi criado durante este processo do convênio”, disse.
O governador Tião Viana falou da preocupação que tem em relação à criança e ao adolescente e da situação de vulnerabilidade a que estão submetidos em muitos casos. “Às vezes um pai, uma mãe sai de casa de manhã cedo para ganhar o pão, o sustento da família, e volta pra casa com a notícia de que a filha sofreu violência, que um filho fez uso de droga. Isso me maltrata muito. Por isso sou muito grato a este momento, ao deputado Henrique Afonso, que honrou os princípios cristãos e o compromisso social de um político com esta emenda, e à presidente Dilma, que é amiga do Acre”, comentou.
A prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha, deu um bom exemplo de como os veículos ajudarão o trabalho dos conselhos e das prefeituras. “A maioria dos municípios não são próximos à capital. Assis Brasil é pequena, mas eu vejo todos os dias o esforço da equipe do conselho em percorrer, a pé, a cidade. Muitas vezes nós precisamos pagar R$ 500 para fretar um carro e trazer um menor até Rio Branco”.