Conselho Regional de Psicologia abre no Acre exposição que comemora os 50 anos da profissão

Para comemorar os 50 anos da regularização da profissão no Brasil, a Biblioteca da Floresta recebeu na noite desta segunda-feira, 20, a exposição itinerante “Psicologia: 50 Anos de Profissão no Brasil (Foto: Angela Peres/Secom)

Para comemorar os 50 anos da regularização da profissão no Brasil, a Biblioteca da Floresta recebeu na noite desta segunda-feira, 20, a exposição itinerante “Psicologia: 50 Anos de Profissão no Brasil” (Foto: Angela Peres/Secom)

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. E para comemorar os 50 anos da regularização da profissão no Brasil, a Biblioteca da Floresta recebeu na noite desta segunda-feira, 20, a exposição itinerante “Psicologia: 50 Anos de Profissão no Brasil”, que fica aberta gratuitamente para o público ate o dia 20 de setembro. A solenidade de inauguração da exposição aconteceu no auditório da biblioteca, que reuniu profissionais e estudantes de psicologia do Estado.

A exposição é resultado de uma parceria do Conselho Federal de Psicologia e de todos os conselhos regionais. Cada Estado vai receber essa exposição. Ela conta a linha do tempo de como foi construída a história da psicologia no Brasil e o fortalecimento da profissão.

Para Rosa Matias, coordenadora do Conselho Regional de Psicologia Seção Acre, esse é um momento muito importante para a classe, de valorização e reconhecimento da profissão de psicólogo. “O ponto alto da comemoração desses 50 anos acontecerá em São Paulo, com a segunda Mostra de Práticas em Psicologia, que já conta com 22 mil inscritos, dos quais 139 são acreanos, entre profissionais e estudantes”, disse. Atualmente existem mais de 300 mil profissionais da área no país.

A solenidade de inauguração da exposição aconteceu no auditório da biblioteca, que reuniu profissionais e estudantes de psicologia do estado (Foto: Angela Peres/Secom)

Solenidade de inauguração da exposição aconteceu no auditório da biblioteca, que reuniu profissionais e estudantes de psicologia do Estado (Foto: Angela Peres/Secom)

Durante a solenidade de abertura, foram entregues menções honrosas a grandes nomes da psicologia acreana pioneiras no Estado, como Ângela Maria Figueiredo, Inês Jalul Araújo, Isis Pereira Silva e Sheila Garcia Lima. Para o diretor da Biblioteca da Floresta, Marcos Afonso, “li toda a exposição. Ela é riquíssima, mas, além de tudo, é uma exposição corajosa”.

Além da exposição, diversos filmes serão exibidos durante a semana e, ao final de cada sessão, ocorrerá um bate-papo sobre o assunto apresentado. A programação reserva também uma premiação de três trabalhos realizados na área.

Programação

Quarta-feira, dia 22

Filme: “Confiar” – 19h

Debatedora: Maria Julieta Nóbrega (psicóloga)

Dirigido por David Schwimmer, com Clive Owen e Catherine Keener. Temática familiar, adolescência e ética, envolvendo as transformações advindas com a internet.

Quinta-feira, dia 23

Filme: “Como Estrela na Terra” – 19h

Debatedora: Jorgenilce Alves Pereira (psicóloga)

Dirigido por Aamir Khan e Amole Gupte. O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Educação, depressão e resgate aos valores da vida estão envolvidos.

Sexta-feira, dia 24

Filme: “Voltando a Viver” – 19h

Debatedora: Fabiane de Melo (psicóloga)

Dirigido por Denzel Washington, com Derek Luke e o próprio diretor. Temperamentos radicais, relutâncias e conflito na relação médico-paciente, constituem este drama de buscas e reencontros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter