Representantes das várias instituições que compõem a entidade participaram do encontro que prevê fortalecimento para 2010
O Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia fez sua última reunião do ano na semana passada, no Horto Florestal. O quórum discutiu o processo de reestruturação do conselho, que é a estrutura que formula, aprova, supervisiona e avalia as políticas públicas para essa área. Medidas que são necessárias para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As instituições representadas eram a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente, Ministério Público, Embrapa, SOS Amazônia, Federação das Indústrias, IUCN, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Fecomércio, Rede Acreana de Mulheres e Homens e Fundação de Tecnologia do Estado do Acre.
"A reestruturação é uma estratégia para o fortalecimento do conselho, para que tenhamos qualificação das participações e melhor planejamento. E também que seja consolidado o nosso regimento interno", afirma a Secretária Executiva do Cemact, Raimunda Rufino. O CEMACT atua na análise de concessão de recursos públicos para programas de pesquisa e formação de recursos humanos para o meio ambiente, ciência e tecnologia em entidades públicas e privadas.
O Cemact está presente em decisões importantes, como foi nas audiências para a proibição do fogo, na discussão sobre as perspectivas do mercado de carbono, estruturação de iniciativas relativas ao uso de agrotóxicos no estado. O Acre também é o único que possui uma câmara técnica de recursos hídricos, ligada ao Conselho.