Conselho Estadual de Entorpecentes passa por reformulação

Novo órgão atuará como mecanismo de articulação das políticas públicas de combate às drogas

conen.jpg

Representantes de várias instituições públicas participam do debate para reformulação do Conselho (Foto: Nonato Souza/Assessoria SESP)

O Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) deverá ser totalmente reformulado. A proposta, lançada por ocasião da programação da Semana Nacional Anti Drogas é transformá-lo em Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned-Ac).

Sua nova função, atribuições, composição e deveres serão definidos por seus membros em um prazo de noventa dias, a partir de sua instalação. O ponto definido é que o novo órgão atuará como mecanismo de articulação das políticas públicas de combate às drogas.

"O Coned-Ac será contemplado com a participação de novos conselheiros representantes da sociedade civil e mais representação popular onde se inclui a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMARB) e as igrejas", avalia a Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina

Entre as diversas propostas apresentadas, está o envolvimento de representantes do sistema "S", (SESC, SESI. SENAT, SENAC e SENAI); que o novo conselho seja responsável pela realização de workshops, seminários e conferências, havendo inclusive a ideia de se promover um seminário em Brasileia, por sua condição de fronteira.

Ainda de acordo com a secretária de segurança, está em construção o detalhamento do novo Conselho. "Nossa intenção é que no máximo em setembro, seja publicado o decreto de criação Coned-Ac".

No final da tarde desta sexta-feira, 24, aconteceu a segunda rodada de reuniões. Estiveram presentes a secretária Márcia Regina e assessores, representantes da Secretaria de Saúde, Peniel, Apadeq, Sefaz, Secretaria de Educação, Caminho da Luz, Conen, Coordenação de Saúde Mental e Central de Articulação da Entidade de Saúde, a CADES.