Novo órgão atuará como mecanismo de articulação das políticas públicas de combate às drogas
O Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) deverá ser totalmente reformulado. A proposta, lançada por ocasião da programação da Semana Nacional Anti Drogas é transformá-lo em Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned-Ac).
Sua nova função, atribuições, composição e deveres serão definidos por seus membros em um prazo de noventa dias, a partir de sua instalação. O ponto definido é que o novo órgão atuará como mecanismo de articulação das políticas públicas de combate às drogas.
"O Coned-Ac será contemplado com a participação de novos conselheiros representantes da sociedade civil e mais representação popular onde se inclui a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMARB) e as igrejas", avalia a Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina
Entre as diversas propostas apresentadas, está o envolvimento de representantes do sistema "S", (SESC, SESI. SENAT, SENAC e SENAI); que o novo conselho seja responsável pela realização de workshops, seminários e conferências, havendo inclusive a ideia de se promover um seminário em Brasileia, por sua condição de fronteira.
Ainda de acordo com a secretária de segurança, está em construção o detalhamento do novo Conselho. "Nossa intenção é que no máximo em setembro, seja publicado o decreto de criação Coned-Ac".
No final da tarde desta sexta-feira, 24, aconteceu a segunda rodada de reuniões. Estiveram presentes a secretária Márcia Regina e assessores, representantes da Secretaria de Saúde, Peniel, Apadeq, Sefaz, Secretaria de Educação, Caminho da Luz, Conen, Coordenação de Saúde Mental e Central de Articulação da Entidade de Saúde, a CADES.