*Com colaboração de Emely Azevedo
O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti) realizou na quarta-feira, 17, a última reunião ordinária de 2025 para organizar e definir as ações estratégicas para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Acre (Ecti-AC) em 2026. O encontro, realizado na Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em Rio Branco, reuniu representantes do governo do Estado, instituições de ensino superior e técnico, além dos demais atores do setor.
Os membros do Cecti definiram um calendário de atividades a serem desenvolvidas ao longo dos próximos 12 meses a fim de ampliar a área em todo o estado, a criação de dois grupos de trabalho (GTs) focados na elaboração do Regimento Interno do Conselho e do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como a apresentação de diversos programas de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) para estimular e alcançar novos avanços.
Presidente do Conselho e titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou que a reunião foi um passo decisivo para dar efetividade às políticas públicas de inovação no estado. Segundo ele, o objetivo é transformar planejamento em ações concretas. “Estamos estruturando um ambiente permanente de governança, integração e decisão. O Conselho é o espaço onde o Estado, as instituições de ensino, da pesquisa e da inovação se conectam para gerar resultados reais. Saímos desta reunião com encaminhamentos claros e uma ampla agenda propositiva para 2026”, afirmou.

Bruno Pena, chefe-geral da Embrapa Acre e conselheiro do Cecti, ressaltou a importância do colegiado como instância estratégica para o desenvolvimento estadual. De acordo com ele, o Cecti permite alinhar esforços institucionais e fortalecer o ecossistema de inovação. “O acesso à tecnologia é elemento central para promover crescimento econômico e social no Acre, e a atuação integrada das instituições envolvidas é fundamental para alcançar esse objetivo”, falou.
Já a pró-reitora de Inovação e Tecnologia (Proint) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Almecina Balbino, pontuou que a reunião serviu como ponto de partida para ampliar o alcance do Conselho ao longo do próximo ano. “A integração entre universidade, governo e instituições externas cria as condições necessárias para alavancar iniciativas inovadoras. A inovação é um eixo estratégico para o desenvolvimento do nosso estado. Saio dessa reunião muito feliz”, disse.
Para Herika Montilha, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp) do Instituto Federal do Acre (Ifac), a reunião foi muito produtiva. “Quero parabenizar a todos os membros do Conselho pela condução desse encontro, que teve um caráter propositivo forte e claro. Foram muitos momentos importantes deste e do próximo ano que tratamos. Esse tipo de reunião cria bases sólidas para a execução de ações estruturantes em todo o estado em diversos ambientes”.

Sobre o Conselho
O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculado à Seict, é responsável por coordenar e implementar a política de inovação, ciência e tecnologia. Sua atuação tem caráter estratégico e consultivo com foco na definição de diretrizes públicas, identificação de demandas do setor, apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, estímulo à inovação e contribuição na formulação de leis, planejamentos plurianuais e diretrizes orçamentárias relacionadas à área.
Além da Seict, integram o Conselho a Secretaria de Estado de Administração (Sead), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Associação dos Municípios do Acre (Amac), Ufac, Ifac, Centro Universitário Uninorte, Embrapa, Federação das Indústrias (Fieac), Sebrae no Acre, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), ecossistema de startups e a Assembleia Legislativa (Aleac). Os membros são nomeados pelo governador para mandatos de dois anos, com possibilidade de recondução.





