Conselho de Missão entre os Povos Indígenas visita Escola José Sales

Crianças participaram de roda de conversa com a equipe do Comin (Foto: Dayana Soares/SEE)

Rodas de conversa, mostra fotográfica e lançamento do caderno “Pindoty, Irapuá e Guapoy”. Essas foram algumas das atividades que os alunos da Escola José Sales de Araújo, no bairro Universitário, em Rio Branco, desenvolveram durante a visita do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin).

De acordo com a assessora do Comin, Ana Patrícia Chaves, ações como essa são desenvolvidas pela entidade nas escolas da rede pública desde 2011, com materiais específicos.

A ideia é apresentar aos alunos a diferentes culturas dos povos indígenas (Foto: Dayana Soares/SEE)

“Nas escolas, nosso trabalho é realizado desde 2011, com palestras, vídeos, rodas de conversa, formação de professores e alunos e agora trazendo pessoas da comunidade indígena para conversar com os estudantes”, explica a assessora.

Para a coordenadora pedagógica Aderlene Rodrigues, essa é uma oportunidade para que as crianças conheçam mais a cultura dos povos indígenas. “A atividade é importante porque os alunos começam a entender desde cedo a entender a diferença entre os povos e que cada um tem sua língua e cultura”, pontuou.

Sobre o conselho

O Comin é um órgão das Igrejas Luteranas do Brasil que presta serviços de assessoria nas áreas de educação, antropologia, agroecologia e direito, especialmente no que diz respeito à questão de demarcação de terras.

Comin desenvolve trabalhos com escolas não indígenas desde 2011 (Foto: Dayana Soares/SEE)

Atualmente, o Comin realiza um trabalho de revitalização linguística e cultural da língua Apurinã e coleta dados para construção de material didático da língua Jamamadi.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest