Conselho de Habitação apresenta pautas de melhoria no sistema habitacional

dsc_9593
Apresentado na reunião, o SIHAB atuará diretamente ligado ao Sistema Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Realizada na manhã desta quarta-feira, 9, no auditório da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), em Rio Branco, a reunião ordinária do Conselho Estadual de Habitação contou com mais de 40 participantes de instituições públicas, movimentos sociais e sociedade civil.

No encontro, a presidente do conselho e secretária de Estado de Habitação, Janaína Guedes, apresentou três pautas a serem discutidas pelos conselheiros, foram elas: lista de 175 nomes dos candidatos a beneficiários de unidades habitacionais da Cidade do Povo; votação de três critérios adicionais da Portaria 163/2016 do Ministério das Cidades que dispõe da política habitacional nacional e a apresentação do Sistema Integrado de Habitação do Estado do Acre (SIHAB).

“Colocamos para os membros do conselho de forma transparente todo o processo de redefinição estrutural e administrativo pelo qual a Sehab está passando. Foi oportunidade de mostrarmos uma pequena parte do resultado desse trabalho, que é o SIHAB, e mostramos como ele vai funcionar. Nosso objetivo enquanto governo é dividir com o conselho a responsabilidade de conduzir a política habitacional do estado”, disse Janaína Guedes.

Ainda segundo a secretária, o conselho foi criado para dar voz à participação social dentro da Sehab e ajudar a tornar a política habitacional do Acre mais transparente e efetiva.

Para Eliane Lopes, presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB), o compartilhamento de informações entre a Sehab e o conselho é de suma importância para a classe que ela representa.

“Conhecemos as dificuldades nos bairros e as necessidades dos moradores, fiscalizamos as ações de habitação porque essa é nossa função. Participar das decisões de habitação nos permite lutar pela melhoria das políticas habitacionais”, comentou Eliane.

No final da reunião as duas pautas colocadas em votação foram aprovadas pelos conselheiros e o Sistema Integrado de Habitação elogiado pelos membros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter