Conselheiros escolares participam de formação continuada

Mais de 170 conselheiros participam da formação continuada (Foto: Assessoria SEE)
Mais de 170 conselheiros participam da formação continuada (Foto: Assessoria SEE)

Para continuar capacitando as equipes e comunidades envolvidas com as instituições de ensino do Acre, a Coordenação Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, criada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com portaria do Ministério da Educação (MEC), realiza formação continuada para representantes de conselhos escolares.

Os interessados em participar da formação devem acessar o endereço eletrônico www.pdeinterativo.mec.gov.br. Toda escola, tanto da rede estadual como da rede municipal, possui um conselho, constituído por um representante de cada segmento da equipe escolar – professores, funcionários, pais e alunos – e pelo gestor da instituição de ensino.

Entre as principais funções dos conselhos, estão as ações fiscalizadoras, deliberativas, mobilizadoras e consultivas. Segundo Maria Lúcia dos Santos da Silva, coordenadora executiva da coordenação que realiza a formação, um funcionamento positivo do conselho favorece todos os participantes das comunidades escolares, ajudando a elevar a qualidade dos profissionais e a interação com pais e alunos.

Como se trata de uma experiência piloto, participam apenas 176 membros de conselhos da rede estadual de ensino de Rio Branco, Feijó, Mâncio Lima e Plácido de Castro.

Com metodologia dividida em três encontros presenciais e aulas on-line, totalizando 40 horas, o principal objetivo é melhorar a gestão escolar, sempre enfatizando o papel do conselho como forte aliado da gestão democrática.

Marinalva Matos de Moraes, tutora da formação realizada em Rio Branco e funcionária da Coordenação de Avaliação e Fortalecimento Institucional (Cafi), explica: “Nossa atividade irá ajudar, por meio dos encontros e dos conteúdos disponibilizados digitalmente, a aumentar a dinâmica entre os membros dos conselhos, para uma melhor interação entre os representantes e um melhor funcionamento da comunidade escolar”.

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