Com programação diversa, o Carnaval da Família, promovido pelo governo do Estado, tem início nesta sexta-feira, 9, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, e para garantir a segurança nas festividades, a Polícia Militar do Acre (PMAC) e a comissão organizadora orientam os foliões sobre o que é permitido levar e detalham dicas para aproveitar a folia com segurança e responsabilidade.
Entre os itens que estão permitidos nos espaços do Carnaval da Família estão: copos descartáveis, latinhas e sacolas plásticas para transporte dos objetos. No entanto, não é permitido adentrar com materiais cortantes, objetos de vidros, cadeiras e geleiras:
É permitido:
Copos descartáveis
Latinhas
Sacolas
Não é permitido:
Materiais cortantes
Objetos de vidro
Cadeiras
Geleiras
“A Polícia Militar atua nos eventos de maneira preventiva e, a fim de garantir uma festa tranquila para os foliões, nós estabelecemos algumas regras justamente para prevenir eventuais intercorrências”, explicou a diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata Freitas.
A festa conta com segurança pública e privada, além de videomonitoramento local e das vias de acesso, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As ações de segurança também incluem a atuação da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Corpo de Bombeiros (CBMAC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
Crianças e Adolescentes
Sendo uma festa para toda a família, a coronel PM Marta Renata orienta ainda sobre o acesso e a permanência de menores de idade na programação de Carnaval. “As crianças e os adolescentes de até 16 anos poderão acessar as festas, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis”, explicou.
“Além disso, nos acessos de entrada e nas tendas, os organizadores estarão disponibilizando as pulseiras de controle com o nome e telefone do responsável. E teremos agentes de proteção da criança e do adolescente presentes no evento auxiliando nesse aspecto”, acrescentou.
Para facilitar o acesso à festa, a Ponte Juscelino Kubitschek, popularmente conhecida como Ponte Metálica, está aberta desde às 12h desta sexta-feira, 9, para a passagem de pedestres que participarão da folia no Calçadão da Gameleira.
Folia Segura
Com o início do Carnaval da Família, diversos órgãos e secretarias estão desempenhando ações de conscientização para garantir uma festa segura e respeitosa para todos. Entre elas, a Secretaria da Mulher (Semulher) leva campanhas de combate ao assédio sexual e à violência contra a mulher durante os cinco dias de festa.
Com o slogan “Voltou o Carnaval e com camisinha a alegria é geral”, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) também lançou a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com o Serviço de Assistência Especializada do Acre (SAE-AC) e a Organização da Sociedade Civil.
Além disso, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) mantém ações para garantir as boas relações de consumo entre fornecedores e clientes, e o Detran promove ações de conscientização e responsabilidade no trânsito durante as festas.
Em caso de intercorrências, é indicado procurar os agentes de segurança mais próximos ou buscar os canais de atendimento nos telefones 190 – Polícia Militar; 192 – Samu; 193 – Corpo de Bombeiros; e 180 – Central de Atendimento à Mulher.
Programação
Com a seleção de bandas, DJs, grupos de cultura tradicional e blocos de Carnaval, para se apresentar no Carnaval da Família, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) divulgou a programação completa para todos os públicos.
A cobertura completa do evento pode ser acessada no hotsite da Agência de Notícias do Acre: Carnaval da Família 2024.