Nove municípios vão sediar os encontros para tratar de políticas públicas para as mulheres de todo o Acre
Começam na próxima semana, dia 3 de agosto, os encontros que vão definir ações os encaminhamentos que serão discutidos nas conferências Estadual (21, 22 e 23 de setembro) e em seguida, Nacional sobre os Direitos da Mulher. “As datas estão definidas e agora vamos nos unir ainda mais para levar a Brasília nossas necessidades e assim, podermos contribuir, com todas as acreanas na elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, disse a secretária da SEPMulheres Concita Maia.
As conferências regionais e municipais tem o objetivo de definir as prioridades de políticas para as mulheres de cada região para fortalecer e também para ajudar na elaboração de seu plano municipal.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada em Brasília, de 12 a 14 de dezembro, com o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.
A 3ª Conferência Nacional ocorrerá em três etapas:
Conferências Municipais e/ou Regionais – de 1º de julho a 31 de agosto.
Conferências Estaduais – de 1º de setembro a 31 de outubro.
Conferência Nacional – de 12 a 14 de dezembro.
As datas e locais definidos foram discutidos com os prefeitos. “Foi tudo de comum acordo. Será uma excelente oportunidade para criar e fortalecer os conselhos e organismos de políticas para as mulheres em todos os municípios”, enfatizou Concita Maia.
Já foram criadas Coordenadorias em Porto Acre, Assis Brasil, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Bujari, Feijó e Rio Branco. Brasileia e Epitaciolândia estão em processo de implantação. “Esta é uma oportunidade para que os municípios conheçam suas mulheres e as valorizem com igualdade e respeito”.
Conferências Regionais
Conferência Regional do Juruá
Municpío que sediará: Mâncio Lima
Data: 03 de agosto de 2011
Conferência Regional do Baixo Acre
Município que sediará: Senador Guiomard
Data: 12 de agosto
Conferência Regional do Purus
Município que sediará: Sena Madureira
Data: 17 de agosto
Conferência Regional do Alto Acre
Município que sediará: Assis Brasil
Data: 29 de agosto
Conferência Regional de Tarauacá/Envira
Município que sediará: Tarauacá
Data: 31 de agosto
Conferências Municipais
Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Município que sediará: Rio Branco
Data: 30 de agosto
Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Município que sediará: Santa Rosa
Data: 19 de agosto
Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Município que sediará: Jordão
Data: 23 de agosto
Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Município que sediará: Porto Acre
Data: 25 de agosto
Histórico das Conferências Nacionais
1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Em 2004, pouco mais de um ano após a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, coroando um processo intenso de conferências municipais e estaduais que envolveram diretamente mais de 120 mil mulheres brasileiras de cerca de dois mil municípios e todas as Unidades da Federação, foi realizada em Brasília, de 15 a 17 de julho, a 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Convocada com o objetivo de propor diretrizes para a fundamentação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Durante três dias, reuniram-se 1.787 delegadas governamentais e da sociedade civil que discutiram e aprovaram os princípios da Política Nacional para as Mulheres e diretrizes e ações para a implementação de políticas que serviram de base para a elaboração do I Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Em 2007, Decreto de 17 de janeiro convoca a 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres para o período de 18 a 20 de agosto, com o objetivo de analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovados na I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Os temas centrais da II Conferência foram: análise da realidade brasileira; avaliação das ações e políticas propostas no PNPM; e participação das mulheres nos espaços de poder.
A 2ª Conferência reafirmou os princípios e diretrizes definidos na 1ª Conferência e aprofundou os temas a serem incorporados no 2º Plano que foi organizado em 11 eixos que representam as principais áreas de preocupação levantados pelas mulheres nas Conferências.
Da primeira Conferência emergiram cinco eixos estratégicos e no processo de revisão do PNPM, na II Conferência, foram acrescentados seis novos eixos ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Para cada eixo, há objetivos, prioridades e metas que se concretizam nas 388 ações propostas.
O processo das Conferências tem sido um rico exercício de democracia, de diálogo e de cooperação, vivenciado tanto pela sociedade civil quanto pelos governos que tem resultado em importantes avanços na perspectiva de concretizar políticas públicas para as mulheres.