Ações que serão pauta no evento estadual foram propostas em Sena Madureira
Aproximadamente 100 pessoas participaram do encontro nesta quarta-feira, 17, que teve como principal objetivo discutir políticas públicas para as mulheres com foco no fortalecimento de sua autonomia econômica, social e cultural. O prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, fez a abertura oficial da Conferência. Estiveram presentes, entre outras autoridades, os vereadores Mano Rufino e Dinho, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Melri Albuquerque, a conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ivanilde Lopes, e as representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rita Batista, Joelda Pais e Maria das Dores Miranda.
Essa é a segunda das cinco Conferências Regionais de Políticas para as Mulheres, com participação, além do município sede, do município Manoel Urbano. A Conferência Estadual será realizada em Rio Branco de 21 a 23 de setembro pela SEPMulheres e o Cedim. A etapa nacional será em Brasília, de 12 a 14 de dezembro.
Para o prefeito Nilson Areal, é importante entender como estas discussões influenciarão no cotidiano das mulheres de Sena Madureira. “A prefeitura está aproveitando este fórum para empoderar a coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres que está sendo implementada no município. Esta é uma oportunidade também de empoderamento da sociedade como também servirá de orientação para o poder público”, disse o prefeito.
Os grupos de mulheres do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município, da Escola Maria de Fátima Alves Batista, e o Mulheres Esperança, recém formado no curso de doces e compotas realizado pela SEPMulheres e secretaria de Pequenos Negócios, marcaram presença na conferência mostrando e comercializando seus produtos.
A coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, Maria das Dores Miranda, e a conselheira do Cedim, Ivanilde Lopes, realizaram painéis de exposição sobre a conjuntura estadual das políticas para as mulheres e sobre o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, para orientar as participantes na discussões dos grupos de trabalho.
As mulheres de Sena Madureira apontaram propostas em vários setores. Na produção, elas precisam de condições de escoamento de seus produtos. No enfrentamento à violência contra a mulher elas pediram a revitalização do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Sena Madureira, com equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social, advogada, pedagoga e educadoras sociais, além de ações de divulgação da Lei Maria da Penha, no município. Em relação à saúde elas pediram uma atenção especial, principalmente na zona rural e a instalação de um mamógrafo para que tenham acesso ao exame para o diagnóstico do câncer de mama.
Estas e outras propostas servirão de diretrizes para o município e o Estado comporem seus Planos de Políticas para as Mulheres, que será o orientador das ações para os próximos quatro anos. “Essas conferências serão a cartilha da SEPMulheres para consolidar no Estado do Acre uma política pública para as mulheres”, disse a representante da SEPMulheres Joelda Pais.
“A participação e o interesse das mulheres da Regional do Purus, foi como na conferência Regional do Juruá, em Mâncio Lima. As mulheres estão, sim, interessadas em lutar pelos seus direitos e construir, juntas, uma nova história. E isso é emocionante”, disse a representante da SEPMulheres Rita Batista.
“Não temos como não ficar empolgadas. Cada uma dessas mulheres sabe o que quer e nós vamos, juntas, compor um Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, atendendo a todas as necessidades de todos os municípios, de cada acreana. Esse é um desejo da SEPMulheres, um desejo do governador Tião Viana. Estamos lutando para isso”, concluiu a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.