Ouvir a comunidade e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde nos municípios, estados e no país, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o objetivo das conferências de saúde realizadas em todo o país. Nesta terça-feira, 30, os eventos ocorrem no Bujari, na Paróquia São João Batista, e em Porto Acre, no Centro Cultural, durante todo o dia.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, as conferências reúnem representantes dos vários segmentos sociais e são organizadas pelos conselhos estaduais e municipais de saúde. Tudo faz parte da preparação a 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em novembro deste ano, em Brasília (DF).
O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, ressalta que as conferências ocorrem a cada quatros anos, com a finalidade de elaborar propostas para construção dos planos estadual, nacional e municipal de saúde. No Acre, com as propostas aprovadas na conferência estadual deste ano, será formado o Plano Estadual de Saúde para ser executado no período de 2016 a 2019.
Próximas conferências municipais
Confira o calendário das próximas conferências municipais de saúde:
Acrelândia – 2 e 3 de julho;
Plácido de Castro – 2 de julho;
Assis Brasil – 6 e 7 de julho;
Brasileia – 7 e 8 de julho;
Epitaciolândia – 8 e 9 de julho;
Xapuri – 9 e 10 de julho;
Rio Branco – 7 a 10 de julho;
Porto Walter – 13 e 14 de julho e
Marechal Thaumaturgo – 13 e 14 de julho