Conferências Municipais de Juventude estão na reta final no Acre

Mais de 200 jovens compareceram à conferência, em Santa Rosa do Purus (Foto: Allana Manchineri)
Mais de 200 jovens compareceram à conferência, em Santa Rosa do Purus (Foto: Allana Manchineri)

As conferências municipais, etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Juventude, já foram realizadas em 16 cidades. Com isso, a meta da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) de alcançar todo o estado deve se concretizar até a próxima semana.

Nesta etapa, estudantes e representantes de movimentos sociais participam dos encontros para debater as necessidades de mais políticas públicas voltadas à juventude e elaborar propostas que serão apresentadas na estadual. Esses debates vão nortear, inclusive, a criação de um Plano Estadual de Juventude.

De acordo com o gestor da Assejuv, Weverton Matias, a presença marcante dos jovens tem sido a maior satisfação da equipe. Em Santa Rosa do Purus, por exemplo, mais de 200 jovens compareceram.

“Na ocasião, foram eleitos delegados indígenas para representar o município na etapa estadual, assim como em Feijó, Tarauacá, Porto Walter e Cruzeiro do Sul. Nesse sentido, estamos com o plano de inserir um Fórum Estadual de Juventude Indígena dentro da programação da conferência, em outubro”, destaca Matias.

Ainda serão realizadas conferências em Xapuri, Bujari, Senador Guiomard, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão.