Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente realiza abertura em Rio Branco

Escolas sustentáveis são o tema da conferência (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Escolas sustentáveis são o tema da conferência (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Para conscientizar cada vez mais as escolas e as comunidades sobre a preservação do meio ambiente, teve início na manhã desta quarta-feira, 30, no Centro de Estudo de Línguas (CEL), em Rio Branco, a 2ª Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.

O evento, que ocorre durante os dias 30 e 31 deste mês, é realizado graças à parceria do Estado com o Ministério da Educação (MEC) e com órgãos como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e reúne alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, com faixa etária entre 11 e 14 anos, de 42 escolas das redes municipal e estadual.

Educadores e estudantes irão debater a construção de uma sociedade ambientalmente educada, além de exibir projetos escolares que trabalham com a preservação, tendo como tema os quatro elementos (água, ar, fogo e terra), além de escolherem, ao fim da conferência, 20 representantes para a 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a ser realizada entre 23 e 28 de novembro.

Alunos do 6º ao 9º ano da rede pública participam da conferência (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Alunos do 6º ao 9º ano da rede pública participam da conferência (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“Participar desde cedo de questões da preservação ambiental fazem com que os alunos tenham um envolvimento maior com suas comunidades. Por meio do nosso projeto, que trabalha a preservação e métodos para evitar o desperdício de água, tentamos mostrar como as ações de alguns podem influenciar a vida de outros”, explicou Lucineia Rocha, professora de ciências da Escola São Luiz Gonzaga, localizada em Vila Campinas.

Representando a Secretaria Estadual de Educação (SEE), estava a diretora de Inovação do órgão, Cleide Prudêncio. “A escola vai se construindo e se modificando a cada dia. Se todos fizerem sua parte, o melhor resultado sempre vai acontecer. Esta conferência significa um compromisso que gestores, professores e alunos assumiram”, disse.

Convidada especialmente para o evento, Teresa Moreira, do setor de Educação Ambiental do MEC, tratou de esclarecer: “Não se trata de uma competição para saber qual é o projeto mais bonito ou mais bem elaborado. Trata-se de um encontro para que surja a troca de ideias, tendo como objetivo a participação dos jovens na construção de uma sociedade mais consciente”.

Para os interessados, o material didático que subsidiará as discussões nas escolas está acessível no site  http://conferenciainfanto.mec.gov.br/.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter