Conferência Estadual de Assistência Social discutirá a gestão das políticas públicas na área

 

Conferência Municipal em Plácido de Castro. A próxima etapa   será a conferência estadual, em Rio Branco (Foto: Assessoria Seds)

Conferência municipal em Plácido de Castro. A próxima etapa será a conferência estadual, em Rio Branco (Foto: Assessoria Seds)

O aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a valorização de seus trabalhadores serão os temas abordados durante a 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 22 e 23 deste mês, em Rio Branco, no auditório da Faculdade Ocidental da Amazônia (Faao).

A conferência será promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seds) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), tendo com tema principal “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.

Após o ciclo de conferências municipais, com a participação de usuários, prestadores de serviço, trabalhadores do Suas, conselheiros  e  gestores  da  Assistência  Social, a Seds e o Conselho Estadual reúnem todos os delegados para avaliarem a execução das políticas e a rede de serviços socioassistenciais públicas e privadas.

A Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) determina que a Assistência Social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e pela sociedade civil. O Suas organiza a oferta desses no país, com o objetivo de promover o bem-estar e a proteção de todos que necessitem.

A gestão da assistência social é acompanhada e avaliada tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, igualmente representados pelos conselhos. A transparência e a universalização dos acessos aos programas, serviços e benefícios socioassistenciais, promovidas por esse modelo de gestão, vem consolidar a responsabilidade do Estado no enfrentamento à pobreza e à desigualdade social no país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter