Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é aberta em Rio Branco

O evento tem permitido elaborar políticas de segurança alimentar e nutricional no país (Foto: Assessoria Seds)
O evento tem permitido elaborar políticas de segurança alimentar e nutricional no país (Foto: Assessoria Seds)

A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, foi aberta na noite de terça-feira, 25, em Rio Branco, e se estende durante esta quarta-feira, 26, no auditório da Fecomércio.

Trata-se de um evento estratégico entre ações e iniciativas para atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Esta é a última etapa para a participação na Conferência Nacional, prevista para novembro deste ano.

Élcio de Souza Magalhães, representando a Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), destaca que as conferências são iniciativas que visam discutir as diretrizes e as linhas gerais da política nacional de segurança alimentar e nutricional.

“Este é o momento para conferirmos se as políticas construídas têm sido acertadas e se o país está seguindo o caminho correto. Na perspectiva das conferências, a participação social tem sido fundamental para a elaboração da política nacional de segurança alimentar e nutricional que temos hoje”, salientou.

Para Vanda Matos, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a conferência se apresenta como um instrumento para aprofundar as reflexões relativas aos avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável. “Vamos construir proposições que promovam avanços na implementação da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional”, frisou.

Auxiliadora Silva, manipuladora de alimentos e que participa pela primeira vez de uma conferência, falou de sua alegria em aprender mais sobre o assunto. “Tudo isso mostra os esforços do governo e da sociedade civil para a realização progressiva do direito humano à alimentação adequada, o que nos deixa muito felizes”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter