Conferência de Saúde é realizada em Sena Madureira

Nas conferências estaduais e municipais são apontados os rumos para o aperfeiçoamento do SUS (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Nas conferências estaduais e municipais são apontados os rumos para o aperfeiçoamento do SUS (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, esteve nessa quinta-feira, 25, em Sena Madureira, onde participou da 4ª Conferência Municipal de Saúde. A cerimônia de abertura ocorreu às 19 horas, no auditório do Núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a conferência reuniu representantes dos vários segmentos sociais com o objetivo de ouvir a comunidade e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde nos municípios, Estados e no país, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

As conferências, organizadas pelos conselhos estaduais e municipais de saúde, são etapas preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em novembro deste ano.

Melo disse que as conferências ocorrem a cada quatros anos, com a finalidade de elaborar propostas para construção dos planos estadual, nacional e municipal de saúde.

No Acre, com as propostas aprovadas na conferência estadual deste ano, será formado o Plano Estadual de Saúde para ser executado no período de 2016 a 2019.

“As conferências estão sendo realizadas em todos os municípios do Acre, com uma boa participação dos gestores e comunidades locais. Sena Madureira é a terceira maior cidade do Acre, sendo um polo de referência em saúde para outros municípios vizinhos. Esperamos que saiam boas propostas daqui para que sejam incluídas, inclusive, no Plano Nacional de Saúde”, informou.

Conferências Municipais no Acre

As conferências municipais de saúde já foram realizadas em Jordão, Senador Guiomard, Capixaba, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter