Todas as 56 escolas credenciadas de Ensino Médio do Acre, nos 22 municípios, têm até 31 de agosto para enviar as redações participantes do Prêmio Jovem Senador de 2012. Iniciado em 2008, o concurso de redação está em sua 5ª edição e envolve todas as redes públicas estaduais de ensino do país com o tema “Meu município, meu Brasil”.
A partir da próxima segunda, 13, o Senador Jorge Viana estará cumprindo agenda no estado para divulgação do prêmio nas escolas, incentivando a participação dos alunos nesta chance de representar o Acre no programa Jovem Senado Brasileiro.
Para participar, além de redigir um texto dissertativo, o aluno deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e ter entre 16 e 19 anos completos até o dia 28 de setembro deste ano. Os 27 finalistas, um por unidade da Federação, serão automaticamente selecionados para o Projeto Jovem Senador, onde terão a oportunidade de simular, em Brasília, a atuação dos Senadores da República.
O trabalho escolhido pela escola deve ser encaminhado pela direção da escola à Diretoria de Ensino da SEE – Coordenadoria de Ensino Médio, com a Professora de Língua Portuguesa Vera Lúcia Pires, responsável pelo concurso no estado. Serão escolhidos os melhores textos em três momentos: na escola, no estado e no país.
Ano passado, o aluno Alex Uilian Almeida de Alencar, aluno em Cruzeiro do Sul da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa, foi o vencedor da etapa acreana. Com redação dentro do tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”. Além da oportunidade de conhecer Brasília, ele pode acompanhar de perto, graças ao incentivo da escola e dos pais, a atuação do programa no Senado Federal.
“Não há palavras pra expressar a felicidade de ser selecionado para um projeto de tamanha importância. Puder ocupar um cargo tão importante, mesmo que apenas por três dias, foi uma honra para mim”, declarou o aluno.
Histórico
O Concurso de Redação é promovido pelo Senado Federal com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
A cada edição, encontram-se novas formas de atingir o público-alvo do projeto, buscando sempre ampliar o relacionamento do Senado Federal com a comunidade estudantil, envolvendo todas as partes constituintes da instituição escolar.
Assim, a cada ano, o concurso vem crescendo, tendo o envolvimento dos diretores, professores, estudantes e toda comunidade escolar. Os 27 alunos finalistas no Concurso de Redação têm a chance de atuar como senador, na Capital Federal, como representante da sua unidade da federação, podendo, inclusive, apresentar e defender um projeto de sua autoria no plenário do senado.